Saúde

Exercícios Na Gravidez – Benefícios e Quais Fazer

pilates-na-gravidezDurante a gravidez é muito importante que tanto o bebê quando a mãe esteja saudável, é um tempo que a mulher fica muito vulnerável na saúde corporal e emocional. Sofrem muitas mudanças fisiológicas, perda e ganha de peso, isso difere no período da gestação, inchaço entre outros desconfortos pelo tamanho da barriga. Mas isso não a impede de praticar exercícios físicos, na verdade deve encoraja-la a fazer com frequência, isso vai garantir uma saúde durante e depois da gravidez, além da estética, que ainda é a preocupação de muitas mulheres.

Benefícios

Toda gestante de praticar exercícios físicos para trazer benefícios para ela e para o bebê. Entre os vários benefícios está à diminuição de complicações no trabalho de parto, perda de peso da mãe, diminui a depressão e estresse, e melhora o condicionamento físico. Além de promover mais disposição, ajudar com as dores nas costas, inchaços e enjoos, ajuda também na prevenção de doenças como a diabetes gestacional e hipertensão, fora os benefícios na hora do parto e pós-parto, que são um melhor preparo muscular e cardiovascular e uma recuperação mais rápida.  A prática de exercícios aeróbicos faz com que aumente a circulação de sangue na placenta, isso faz com que a oxigenação do bebê favoreça o desenvolvimento do cérebro.

Mas os exercícios devem ser feitos regularmente sem muitos exageros, a gestante deve se exercitar pelo menos 30 minutos de 3 a 5 vezes por semana, isso de acordo com a sua saúde e o período da gestação. Se houver algum risco, como risco de aborto e parto prematuro, deve se ter alguns cuidados e ter a liberação do médico, mas se a prática de exercícios já é um habito na sua vida mesmo antes da gravidez, a liberação será mais fácil.

Quais Exercícios Fazer Durante o Período Gestacional

hidroginastica-na-gravidezHidroginástica: hoje é o exercício mais indicado a ser praticado durante a gravidez, por trazer conforto, pois na água se sente o peso da barriga, isso faz com que as mães sintam segurança ao praticar a atividade. Além de melhorar a circulação e diminuir os inchaços, e segundo especialistas ajuda a diminuir as dores do parto.

Caminhada: é indicada a caminhada por 1 hora por dia com a frequência de até 5 dias por semana, isso após a liberação médica. Mas cuidados precisam ser tomados, como por exemplo, com a frequência cardíaca, que não pode passar de 140 bpm (batimentos por minuto).

gravida-fazendo-exerciciosMusculação: sendo bem orientada, a musculação ajuda a fortalecer os músculos e diminuir as dores as costas, pois faz com que a postura melhore. É sempre bom começar aos poucos com 15 e 20 minutos de treino, e é aconselhável também, juntamente com a musculação agregar outros exercícios, como a aeróbica, bicicleta e caminha.

Pilates: o pilates melhora a postura e diminui as dores, mas é só recomendada para quem já praticava antes da gravidez.

Yoga: trabalha o abdômen, e também só é recomentado para quem já praticava antes da gestação. O yoga trabalha não só o corpo, mas a mente também, isso faz que a gestante se estresse menos.

Veja um vídeo de exercícios que podem ser feitos em casa.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.