X
    Categorias Saúde

Exames Pré-Natal – Quais São e Benefícios

Exames Pré-Natal toda mulher deve passar por um acompanhamento médico durante a gestação. Essa é a melhor forma de garantir a saúde do bebê e evitar complicações, tanto durante a gravidez, como na hora do parto. Esse acompanhamento é chamado pré-natal, e é responsável por evitar doenças, partos prematuros e abortos, garantindo também a saúde da futura mamãe no caso de gravidez de risco. O pré-natal também é uma forma de orientar a gestante sobre o que esperar e como agir durante esse período dos nove meses.
O acompanhamento é feito por consultas mensais, e durante todo o período, é necessário que a mulher grávida seja submetida à exames, pois só assim o médico poderá saber exatamente como anda a saúde da mamãe e do bebê. Se você é será mãe de primeira viagem, ou apenas tem dúvidas de quais são esses exames obrigatórios, confira a listagem que fizemos.

Quais São os Exames Pré-Natal e Benefícios

Hemograma Completo: Esse exame é uma avaliação de todos os compostos presentes no sangue. É importante para saber se a gestante está com anemia, se há coagulação ou alguma infecção presente no organismo.

Glicemia: Esse é o exame que detecta o índice de glicose no sangue. Quando esse número está acima do normal, é possível que seja o aparecimento de uma diabetes gestacional, podendo tornar a gravidez mais arriscada ou contribuindo para problemas de saúde no feto.

Sistema ABO e Fator Rh: Esse exame é para saber o tipo de sangue que a futura mamãe possui. O fator Rh é muito importante, pois mulheres que possuem sangue do tipo negativo, quando o bebê possui o sangue tipo positivo, podem desenvolver eritoblastose fetal. Isto é, se no parto o sangue da mãe entrar em contato com o do bebê, podem formar anticorpos anti-Rh no organismo da mulher, e destruir as hemácias do próximo bebê que ela vier a ter.

Sorologia HIV e VDRL: O exame de sorologia HIV é para identificar se a mãe é soropositiva e se tem chance de desenvolver a AIDS. O segundo é para saber se há contaminação com a bactéria causadora da sífilis. O objetivo é impedir que a mãe passe para o bebê um desses problemas.

Reação Para Toxoplasmose e Rubéola: A toxoplasmose pode fazer com que o feto tenha sequelas ou má formações, além de destruir os tecidos do corpo. A rubéola deixa complicações do tipo neurológicas, como cegueira e surdez. Esse exame é para saber se a gestante teve contato com os causadores dessas duas doenças.

Sorologia Hepatite B, C e Citomegalovírus: O citomegalovírus pode causar má formação ou prejudicar o desenvolvimento da criança. Já as hepatites podem ser passadas para o feto se a mulher for portadora.

Urina e Fezes: O de urina é para identificar infecção urinária, que pode afetar rins ou outros órgãos, causando parto prematuro. O de fezes é para identificar verminoses, pois algumas aumentam o quadro de anemia.

Ultrassonografia: A ultrassonografia é uma forma de avaliar a gestação dentro do útero, assim como a idade gestacional do feto, se há mais de um bebê, e também o sexo da criança. Os exames são realizados ao longo de todo o período de gestação.

Agradecemos sua visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Exames pré-natal em que todas as gestantes devem fazer e ter acompanhamento médico. Deixe seu comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários

Grace:
On