Exame de Rotina Para Homens – Quais e Importância
Exame de Rotina Para Homens é muito importante embora aproximadamente cinquenta por cento dos homens só procurem o urologista após as mulheres fizerem algum tipo de pressão. Está foi a conclusão de uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Urologia e embora eles saibam que devem fazer este exames deixam de faze-lo.
Quais e Importância de Exame de Rotina Para Homens
Ter o hábito de fazer exames periodicamente é a melhor tática para detectar doenças e viver mais tempo e com saúde. Os exames preventivos ajudam a identificar doenças antes que elas se tornem graves e desta maneira facilitam o tratamento e a cura. Os exames ajudam a identificar possíveis tendências de doenças e fazem com que o homem possa se proteger antes que elas surjem, um caso típico é a hipertenção, o colesterol alto e até mesmo o diabete.
Abaixo compartilhamos alguns exames de rotina para Homens:
Exame de próstata: é feito através do chamado toque retal, em que o médico verifica o tamanho dessa glândula. Este exame também pode ser feito através do PSA, exame de sangue que mede uma substância produzida por células da próstata, cuja elevação pode significar problemas à vista. Este exame detecta o aumento da próstata e câncer, deve ser feito após os 40 anos de idade, com periodicidade que deve ser indicada pelo seu urologista.
Colonoscopia: Este exame é feito com o uso de um tubo ótico que filma e analisa toda a mucosa intestinal, verificando se há alterações ou feridas. Este exame verifica se existe câncer no reto ou intestino grosso e deve ser feito à partir dos 50 anos, a cada 5 anos se estiver tudo bem, a cada 2 anos se houver alterações.
Autoexame testicular: Este é um tipo de autoexame que o homem pode fazer enquanto toma o banho mesmo, apalpando o testículo e verificando se não há nada de diferente, exatamente como as mulheres costumam fazer com as mamas. Ele detecta câncer no testículo e pode ser feito todos os dias a partir dos 15 anos.
Exames de sangue: Onde é feita a coleta sanguínea que irá medir a quantidade de: glicose, perfil lipídico (colesterol e triglicerídeos), ácido úrico, creatinina e o hemograma completo e, em alguns casos, os níveis de testosterona. Ele ajuda a encontrar problemas como gota, diabetes, colesterol ou triglicérides altos, hipogonadismo caso haja sintomas, entre outros. Deve ser feito anualmente a partir dos vinte anos de idade.
Exame de urina: Através da coleta da urina pode-se pesquisar os elementos anormais e/ou presença de sedimentos. Ajuda a detectar doenças nos rins, como cálculo renal, e até mesmo indícios de diabetes e hemorragias. Deve ser feito a partir dos vinte anos de idade anualmente.
Exames cardiovasculares: É muito comum homens com disfunção erétil apresentar hipertensão, portanto incluem a aferição da pressão, teste ergométrico, ecocardiograma, assim como o exame de ultrassom do coração. Através destes exames é possível detectar doenças cardíacas como a hipertensão ou algum tipo de arritmia e deve ser feito a partir dos 40 anos, se houver suspeitas.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Cuidar da saúde fazendo exames preventivos é a melhor estratégia! Deixe seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!