Saúde

Como Evitar Problemas de Visão Durante a Vida – Dicas

problemas-de-visao-criancaDurante toda a nossa vida, estamos vulneráveis a sofrer problemas de visão, seja durante a infância, como na vida adulta e ainda mais quando se atinge a terceira idade. Muitos problemas de visão são genéticos e hereditários, porém outros muitos podem ser ocasionados por maus hábitos e fatores como exposição à luz do computador. Veja quais os problemas ocorrentes em cada período da vida e como evitar.

Dicas

Até os 10 anos de idade: É nesse período que a visão da criança se forma e é preciso que isso ocorra e condições adequadas. Quando o estímulo da visão ocorre de forma errada, pode ocasionar alguns problemas, como a criança desenvolver o estrabismo. O tratamento do estrabismo na infância é o uso de tampão em um dos olhos, que força a criança a enxergar direito com o olho que está com problemas.
A consulta ao oftalmologista deve acontecer quando a criança se queixar da visão, quando os pais detectarem algo errado no olho das mesmas, ou aos 3 ou 4 anos de idade, quando não houver nenhuma queixa. Nessa idade é que o médico oftalmologista vai poder examinar melhor a visão da criança.

 

Dos 10 aos 20 anos: Nessa fase da vida é que problemas como ceratocone ou miopia. Os pais devem se atentar ao rendimento dos filhos na escola e queixas de vista cansada. Também é preciso tomar cuidado com o uso do computador, pois as exposições à luz e ao brilho dos computadores deixam os olhos mais secos e podem prejudicar a vista. É recomendado que sempre faça uma pausa a cada hora de uso do computador, para descansar os olhos.

Dos 20 aos 40 anos: Para as mulheres, é necessário ficar atenta ao prazo de validade das maquiagens e cosméticos, pois produtos vencidos podem causar alguma infecção nos olhos. E tanto a mulher quanto o homem, devem sempre estar atentos para higienização de lentes de contato e uso de colírios, pois tanto as bactérias que podem se desenvolver nas lentes, quanto os colírios com medicação, podem por em risco a saúde visual. Não é recomendado que a pessoa utilize colírios sem prescrição médica.
O cigarro também pode comprometer a visão. Uma pessoa que fuma ou que fumou durante uma fase de sua vida, tem maior tendência a sofrer doenças oculares do que uma pessoa que nunca fumou. O cigarro compromete a circulação sanguínea da retina e reduz o índice de antioxidante do sangue, afetando diretamente a visão.

Dos 40 aos 50 anos: Depois dos 40 anos, as pessoas tendem a desenvolver a presbiopia, que é mais conhecida como "vista cansada". Esse problema é a dificuldade de enxergar perto, pois com o envelhecimento há uma perda da capacidade do foco. Para corrigir esse problema existem cirurgias ou então, uso de óculos recomendado por um oftalmologista.
Nessa fase também é que se corre o risco de desenvolver o glaucoma, doença que pode levar a cegueira irreversível. É necessário consultar um médico oftalmologista anualmente para medir a pressão ocular. Quando a pressão dos olhos estiver alta, o médico recomendará o uso de colírio que diminui essa pressão, ou tratamento a laser.

Após dos 50 anos: Quando a pessoa atinge essa idade, fica mais vulnerável a desenvolver doenças como catarata ou degeneração macular. A prevenção desses problemas é manter uma dieta equilibrada, com uma alimentação rica em antioxidantes, vitaminas A, E, D, zinco e luteína. Os alimentos ricos nesses nutrientes são: couve, espinafre, ovos, cenoura, milho e ervilhas.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.