Saúde

Esportes Recomendados Para Cada Idade da Criança – Quais São

esporte-crianca-natacaoA prática de esporte é indicada para pessoas de todas as idades, pois elas contribuem para uma vida mais saudável  e previne vários tipos de doenças. Além disso, essa atividade ainda dá mais energia para a pessoa e por isso é recomendado que crianças também pratique, já que estão em fase de desenvolvimento, além de que a prática incentivada desde cedo, ajuda a ter uma melhor qualidade de vida quando se tornam adultos. Mas como saber quais os esportes indicados em cada fase da criança? Confira nossas dicas e saiba como orientar seu filho na escolha de qual atividade física praticar.

Quais São Esportes Recomendados Para Cada Idade da Criança

Até um ano de vida, o bebê ainda está desenvolvendo os movimentos e muitos ainda não começaram a andar. A atividade mais recomendada são caminhar e nadar. O caminhar pode-se entender como engatinhar, ou andar segurando a mão dos pais. A natação, no entanto, é o esporte mais recomendado, podendo ser iniciado quando os bebês são bem pequenos, e ajuda a trabalhar o sistema respiratório e melhorar o desenvolvimento motor, além do equilíbrio e postura. A natação ainda pode ser praticada durante a vida toda.
De 1 a 6 anos, é a criança pode praticar o subir e descer escadas, pois ajuda com que ela se adapte em diferentes terrenos. A partir dos 6 anos, os pais já podem inscrever os filhos em cursos de esportes, como escolinhas de futebol, artes marciais, balé, entre outros. É importante que aprendam as técnicas e regras do esporte, além da aptidão física e do estímulo da competitividade.

esporte-crianca-judo esporte-crianca-futebol

Antes de matricular a criança na escolinha, converse e pergunte qual a preferência, além de informações sobre a faixa etária da turma em que ela ingressará. Também é muito importante o exame médico antes de iniciar a prática do esporte.
Já a musculação, pode começar a ser praticada a partir dos 12 anos para as meninas, sendo após a primeira menstruação, e para os meninos após os 15 anos, ou do estirão de crescimento. Essa atividade exige atenção e cuidados redobrados, evitando lesões na musculatura e articulações.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.