Esporão de Calcâneo é uma saliência óssea na base do osso calcâneo que fica na sola do pé ou pode ser na região posterior do calcâneo bem perto do tendão de Aquiles. O calcâneo é o maior osso da estrutura do nosso pé e suporta todo nosso peso e esta recebendo de forma ininterrupta um impacto intenso. É comum em consultórios ortopédicos queixas que relatam dores no calcanhar. Microtraumatismos no osso calcâneo podem acabar virando o esporão. As dores porem não são desencadeadas pelo esporão e sim pela inflamação do tendão e da fascia. As mulheres são as que mais sofrem com este problema. Esta inflamação é na parte inferior do calcanhar e os tendões e quando se torna muito longa provoca a calcificação dos tecidos em volta do osso do calcanhar e isto se chama formação de esporão, popularmente é conhecida como esporão de galo.
Causas do Esporão Calcâneo
Situações que favoreçam ao estresse crônico da região do calcanhar podem colaborar para que se formem os esporões. A curvatura dos pés acentuada e o sobrepeso ou ficar muito tempo em pé favorecem e muito o surgimento do problema.
Alem destes fatores de risco podemos citar o uso excessivo de salto alto ou calçados que não sejam adequados para os pés ou sapatos apertados ou velhos. A pratica de esportes que causem impactos nos pés, dança e corrida ou alterar a marcha e pisar com o pé torto.
Sintomas e Tratamento Do Esporão Calcâneo
O esporão não deixa nenhum sinal apenas a dor que é continua e fica na zona plantar do calcanhar. A dor aparece normalmente ao colocar o sapato ou depois de fazer esportes. Para tratar o esporão podemos ficar em repouso e colocar gelo no lugar da inflamação. Se não houver melhora o ideal é fazer tratamento de fisioterapia com exercícios e alongamentos apropriados para os pés e as panturrilhas. As técnicas fisioterapeuticas costumam dar ótimos resultados para os pacientes com esporão.
Dicas e Exercícios Para Esporão Calcâneo
Existem exercícios que aliviam muito as dores do esporão de calcâneo e podemos fazer em casa e ajudam a evitar ingerir remédios ou até mesmo fazer cirurgia. Entretanto é bom saber que só se deve praticar os exercícios com os pés desinchados. Faça os movimentos duas vezes ao dia e durante duas semanas não faça atividades esportivas.
– Procure andar descalço sempre que puder em lugar plano para ajudar a alongar a planta do pé;
– Quando acordar deitado de costas aponte os dedos dos pés para sua cabeça por vinte segundos faça isso 5 vezes;
– Faça alongamento da planta do pé apoiando os dedos dos pés na parede e o calcanhar no chão, vagarosamente escorreguem os dedos para que a sola do pé fique totalmente no chão. Faça este movimento 8 vezes por dia em cada perna.
– Use uma rampa para alongar a pantorrilha descansando a perna no alto da rampa e a outra deve ficar com os joelhos esticados na base. Deixe o calcanhar na rampa e aproxime o corpo do apoio. Mantenha sua coluna reta e fique nesta posição por vinte segundos. Repita este exercício oito vezes em cada perna.
– Para prevenir o esporão é indicado controlar o peso do corpo reduzindo assim o estresse;
– Usar calçados corretos para praticas de esporte e evitar sapatos de salto alto;
– Fortaleça a musculatura da planta do pé e se possível busque auxilio de um profissional para começar os exercícios;
– Mantenha sua postura sempre de forma correta ao se levantar e ande devagar;
– As calcanheiras melhoram a dor mas aumentam a pressão na planta do pé o ideal são as palmilhas.
Abaixo Vídeo Explicativo e Exercicios
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Esporão Calcâneo ou Esporão de Galo ! Deixe seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários