Saúde

Espinheira Santa – Benefícios

Espinheira Santa  possui muitos nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo. Conhecida popularmente como Maytenus ilicifolia,  ela é uma planta que pertence à família da Celastraceae. Originária da América do Sul é muito comum na região sul do Brasil. Ela recebeu este nome porque suas folhas tem o formato de espinhos e também por ser considerada um medicamento natural ou, como costuma se dizer um santo remédio.

Espinheira Santa – Benefícios

Benefícios Espinheira Santa

A espinheira santa é conhecida por diversos nomes como espinheira divina, espinho-de-deus, salva-vidas, maiteno, sombra-de-touro, cangorça, erva-cancerosa, cancerosa, cancorosa, cancorosa-de-sete-espinhos, limãozinho, pau-josé. Ela é muito usada para decoração podendo atingir alguns metros de altura. Porém, essa erva é mais utilizada para fins medicinais desde os povos antigos. A indicação de uso para esse fim é para tratar e principalmente prevenir problemas gastrintestinais, afecções de pele e câncer. Entre seus nutrientes encontram as substâncias antioxidantes, principalmente os taninos. E os nutrientes presentes nessa planta são Antioxidantes: taninos, carotenoides e antocianinas, sais minerais: cálcio, ferro, sódio e enxofre. E também outros como os ácidos, terpenos, cafeína, óleo essenciais, mucilagens, resinas, açúcares, beta-sisterol, esteróis, maiteno.

Espinheira Santa – Benefícios

Compartilhamos abaixo alguns dos benefícios da Espinheira Santa:

Auxilia no tratamento de problemas gastrointestinais  porque os nutrientes dessa erva  tem efeito protetor das mucosas estomacal e intestinal. Ela através de propriedades nutricionais que possui, especialmente os fitoquímicos, substâncias antioxidantes que regulando o meio ácido aumentando o seu PH. Essas substâncias reduzem a secreção do ácido clorídrico do estômago.

Traz inúmeros benefícios para a pele e é muito usada como cicatrizante e anti-inflamatória. Serve para problemas como acne, herpes, ferimentos, eczemas, dermatites, úlceras, afecções com pus, entre outras. É utilizada também para tratar o câncer de pele através do uso tópico do extrato das folhas.

Ela ajuda a aliviar o problema de gases diminuindo as  fermentações de gases trazendo alivio para quem tem o problema.

O consumo do extrato de Espinheira Santa age como um contraceptivo natural, segundo alguns estudos. As substâncias presentes na planta “bloqueiam” a fixação do óvulo no útero. Entretanto ela não tem cem por cento deste efeito comprovado, portanto deve-se procurar junto ao médico o melhor contraceptivo para cada caso.

A espinheira santa pode ser encontrada nas formas de sachê para chá, folhas desidratadas e cápsulas. As partes dessa planta que podem ser utilizadas são as folhas, as cascas e as raízes que são utilizadas para chás. O chá pode ser consumidos até 3 vezes no dia.

Espinheira Santa – Benefícios

Compartilhamos abaixo como preparar o chá de espinheira santa:

Chá por infusão: adicione 1 colher de sopa das folhas em 1 xícara de chá de água fervente e deixe descansar por, pelo menos, 10 minutos. Coe e tome quente ou gelado.

Chá Por Decoção: adicione 1 xícara de cascas ou raízes com 1 xícara de chá de água em uma panela e deixe ferver. Coe e tome quente ou gelado.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Uma planta que pode ser usada para diversos tipos de problemas! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.