Saúde

Espinheira Santa – Benefícios

Espinheira Santa  possui muitos nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo. Conhecida popularmente como Maytenus ilicifolia,  ela é uma planta que pertence à família da Celastraceae. Originária da América do Sul é muito comum na região sul do Brasil. Ela recebeu este nome porque suas folhas tem o formato de espinhos e também por ser considerada um medicamento natural ou, como costuma se dizer um santo remédio.

Espinheira Santa – Benefícios

Benefícios Espinheira Santa

A espinheira santa é conhecida por diversos nomes como espinheira divina, espinho-de-deus, salva-vidas, maiteno, sombra-de-touro, cangorça, erva-cancerosa, cancerosa, cancorosa, cancorosa-de-sete-espinhos, limãozinho, pau-josé. Ela é muito usada para decoração podendo atingir alguns metros de altura. Porém, essa erva é mais utilizada para fins medicinais desde os povos antigos. A indicação de uso para esse fim é para tratar e principalmente prevenir problemas gastrintestinais, afecções de pele e câncer. Entre seus nutrientes encontram as substâncias antioxidantes, principalmente os taninos. E os nutrientes presentes nessa planta são Antioxidantes: taninos, carotenoides e antocianinas, sais minerais: cálcio, ferro, sódio e enxofre. E também outros como os ácidos, terpenos, cafeína, óleo essenciais, mucilagens, resinas, açúcares, beta-sisterol, esteróis, maiteno.

Espinheira Santa – Benefícios

Compartilhamos abaixo alguns dos benefícios da Espinheira Santa:

Auxilia no tratamento de problemas gastrointestinais  porque os nutrientes dessa erva  tem efeito protetor das mucosas estomacal e intestinal. Ela através de propriedades nutricionais que possui, especialmente os fitoquímicos, substâncias antioxidantes que regulando o meio ácido aumentando o seu PH. Essas substâncias reduzem a secreção do ácido clorídrico do estômago.

Traz inúmeros benefícios para a pele e é muito usada como cicatrizante e anti-inflamatória. Serve para problemas como acne, herpes, ferimentos, eczemas, dermatites, úlceras, afecções com pus, entre outras. É utilizada também para tratar o câncer de pele através do uso tópico do extrato das folhas.

Ela ajuda a aliviar o problema de gases diminuindo as  fermentações de gases trazendo alivio para quem tem o problema.

O consumo do extrato de Espinheira Santa age como um contraceptivo natural, segundo alguns estudos. As substâncias presentes na planta “bloqueiam” a fixação do óvulo no útero. Entretanto ela não tem cem por cento deste efeito comprovado, portanto deve-se procurar junto ao médico o melhor contraceptivo para cada caso.

A espinheira santa pode ser encontrada nas formas de sachê para chá, folhas desidratadas e cápsulas. As partes dessa planta que podem ser utilizadas são as folhas, as cascas e as raízes que são utilizadas para chás. O chá pode ser consumidos até 3 vezes no dia.

Espinheira Santa – Benefícios

Compartilhamos abaixo como preparar o chá de espinheira santa:

Chá por infusão: adicione 1 colher de sopa das folhas em 1 xícara de chá de água fervente e deixe descansar por, pelo menos, 10 minutos. Coe e tome quente ou gelado.

Chá Por Decoção: adicione 1 xícara de cascas ou raízes com 1 xícara de chá de água em uma panela e deixe ferver. Coe e tome quente ou gelado.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Uma planta que pode ser usada para diversos tipos de problemas! Deixe seu comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.