Saúde e Beleza

Envelhecimento Precoce dos Dentes – Como Evitar

Envelhecimento Precoce dos Dentes uma consequência do estresse, a fricção dos dentes e o consumo de alimentos ácidos. Estes fatores provocam pequenas fissuras no esmalte dos dentes. Este recebe o nome de lesões cervicais não cariosas. Este é um problema que tem sido comum e preocupa os dentistas porque traz um envelhecimento precoce dos dentes, impactando diretamente na qualidade de vida dos pacientes.

Envelhecimento Precoce dos Dentes – Como Evitar

Como Evitar o Envelhecimento Precoce dos Dentes

Pacientes que sofrem com ansiedade ou depressão correm mais risco de apresentar o problema. Neles, a tensão muscular da região facial aumenta, gerando uma sobrecarga e um aperto entre os dentes. Existe um limite de pressão que o dente pode suportar. Se este limite é ultrapassado acontece uma deformação que não volta mais. Há a perda de uma parte pequena do esmalte próximo à gengiva, quase imperceptível. Isto provoca o envelhecimento precoce de toda a estrutura dentária.

Envelhecimento Precoce dos Dentes – Como Evitar

Alimentos ácidos também ajudam a deixar o esmalte mole. Ranger os dentes durante o sono, a escovação feita com muita força e o uso de escovas de cerdas duras podem provocar este desgaste dos dentes. Para complementar, alimentos e bebidas ácidos como refrigerante, energéticos, álcool, açúcar, comidas altamente processadas e sucos cítricos fazem parte do cardápio da maioria da população. Ficar muito tempo em jejum também aumenta a acidez da boca facilitando as fissuras.  O indicado é comer a cada três horas, escolhendo bem os alimentos.

Compartilhamos abaixo algumas dicas para evitar o envelhecimento precoce dos dentes:

Bebidas ácidas: Evitar deixar bebidas ácidas por longo tempo na boca e utilize canudo quando possível

Espere para escovar os dentes: Não escove os dentes imediatamente após a ingestão de alimentos e bebidas ácidas. Enxague a boca com água após a ingestão e espere meia hora para escovar os dentes

Alimentos ricos em cálcio: Após a ingestão de alimentos ácidos, encerre as refeições com alimentos ricos em cálcio, como queijo.

Atenção à noite: A saliva ajuda a regular o pH da boca e, à noite, sua produção diminui. Portanto, evite consumir alimentos e bebidas ácidos neste período, pois será mais demorado aumentar o pH da região bucal

Beba água: A água contribui com a diluição de alimentos na boca e a regulação do pH da região

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Devemos ter todo o cuidado com nossos dentes e como o tratamos! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.