Saúde

Endometriose – Causas e Sintomas

Endometriose é   uma doença que atinge somente as mulheres, pois consiste no tecido que reveste a parede do útero. E vai crescendo em outras regiões, como ovários, intestino. Assim pode causar dor, possível infertilidade e sangramento irregular.Todo mês, os ovários produzem hormônios que estimulam as células da mucosa do útero (endométrio) a se multiplicarem e estarem preparadas para receber um óvulo fertilizado. A mucosa aumenta de tamanho e fica mais espessa. Se essas células  que tem o nome de células endometriais crescerem fora do útero, surge a endometriose.

Endometriose - Causas e Sintomas

Causas da Endometriose

Geralmente, a idade de diagnóstico da doença é entre os 25 a 35 anos, porém ela pode começar logo na primeira menstruação, se desenvolvendo aos poucos. As mulheres que correm mais risco de desenvolver a doença são aquelas que possuem histórico familiar, que começam a menstruar muito cedo, nunca teve filhos, possui o clico menstrual frequente e que dura mais de sete dias, problemas com hímen não perfurado, que pode impedir a passagem do sangue. As causas exatas da endometriose ainda não estão muito claras.

Endometriose - Causas e Sintomas

Compartilhamos abaixo algumas possíveis causas da endometriose:

Menstruação retrógrada é quando o sangue da menstruação, que contém células do endométrio, sofre um refluxo para a cavidade pélvica por meio das pelas trompas de falópio. As células endométricas perdidas instalam-se nas paredes dos órgãos da região pélvica e começam a crescer. O refluxo surge durante o período menstrual em praticamente todas as mulheres. Acredita-se que o sistema imunológico exerce papel fundamental na proteção contra a implantação e o crescimento das células endometriais.

O crescimento de células embrionárias que revestem o abdômen e as cavidades pélvicas são originárias de células embrionárias comuns. No processo de diferenciação tecidual, sob determinados estímulos ainda desconhecidos, algumas células que revestem essas cavidades podem se converter em tecido endometrial, iniciando a doença.

Sistema imunológico deficiente  também podem facilitar o surgimento da doença, tornando o corpo incapaz de reconhecer e destruir as células endometriais que crescem no lugar errado.

Algumas outras possíveis causas pode ser alguma cirurgia, como histerectomia ou cesariana, por exemplo, as células do endométrio podem prender-se às incisões cirúrgicas. O sistema linfático pode, também, transportar células do endométrio para outras partes do corpo e dar origem a um quadro de endometriose em locais mais distantes, como o umbigo, por exemplo.

Sintomas da Endometriose

Sintoma mais comum da endometriose é a dor pélvica. Quase sempre ela esta associada ao ciclo menstrual. Mas, mulheres com endometriose afirmam que a dor pélvica, durante o período de menstruação, é muito pior do que o normal e vai aumentando conforme o tempo.

Endometriose - Causas e Sintomas

Compartilhamos abaixo alguns sintomas da endometriose:

-Dismenorreia  que são as dores no período menstrual;

-Dor no baixo abdômen ou cólicas que podem ocorrer por uma semana ou duas antes da menstruação de forma cíclica;

-Dores nas relações sexuais com penetração;

-Dores ao urinar e evacuar, especialmente no período menstrual;

-Infertilidade;

-Fadiga;

-Diarreia.

A intensidade da dor não está ligada ao tamanho do problema. Acontece de algumas mulheres com doença muito extensa não terem dor alguma. Já em outros casos podem haver pequenos focos sentem dor a ponto de necessitarem ir a um Pronto Socorro. Além disso, muitas vezes os sinais da endometriose podem ser confundidos com os de outras doenças, por isso é muito importante consultar um médico antes de dar início a qualquer tipo de

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Ao sentir algum dos sintomas aqui compartilhados busque ajuda médica! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.