Saúde

Endocardite Bacteriana – O que é – Sintomas – Tratamento

Endocardite Bacteriana é uma inflamação que ataca as válvulas e o tecido que cobre o coração, isso acontece pela existência de bactérias ou fungos que conseguem chegar até o coração pela corrente sanguínea. EndocarditeEndocardite bacteriana pode ser causada pelo uso de drogas injetáveis,Também por fazer tratamento dentário sem usar o antibiótico antes ou ainda pelo uso de piercings na boca ou na língua. Entretanto a causa mais comum é haver alguma má formação cardíaca ou alguma lesão na válvula cardíaca. 

Sabemos da existência de dois tipos de endocardite bacteriana:

Endocardite bacteriana aguda: Normalmente é causada por uma bactéria de nome Staphylococcus aureus, muito comum em pessoas usuárias de drogas injetadas direto na veia sendo que esta bactéria costuma ficar na superfície da pele, e com as constantes picadas na pele quase sempre com seringas muito sujas fazem com que esta bactéria consiga chegar a corrente sanguínea. A bactéria evolui muito rápido e pode afetar o cérebro, pulmões, rins e fígado,  levando o individua infectado a morte em até seis semanas.

Endocardite bacteriana subaguda: Geralmente a bactéria causadora se chama Streptococcus viridans, Enterecoccus sp., Staphylococcus sp. ou bacilos gram-negativos ou os bacilos gram-negativos. A evolução desta infecção é mais lenta e pode persistir por até um ano. É um infecção mais comum em pessoas que possuem piercings na boca ou que sejam portadoras de câncer no sistema digestório. Principalmente em caso de câncer de intestino.

Endocardite Bacteriana – Sintomas

Endocardite Bacteriana aguda tem por sintomas: Febre alta, dor no peito, falta de ar, tosse e hemorragia na palma das mãos e nas plantas dos pés. 

Endocardite-mão

Endocardite Bacteriana subaguda tem por sintomas: Febre baixa, calafrios, suor noturno, dor nos músculos e nas articulações, cansaço fácil, dor de cabeça, falta de ar, falta de apetite, emagrecimento, pequenos nódulos doloridos nos dedos das mãos e nos pés.

Se estes sintomas forem percebidos deve-se ir imediatamente a um pronto-socorro pois a endocardite é uma doença que causa a morte rapidamente.

Endocardite Bacteriana – Tratamento

O tratamento é feito a base de antibióticos administrados pela veia por longos períodos e o antibiótico adotado para o tratamento vai depender da bactéria causadora da endocardite. Além disso, a causa também deve ser eliminada.  Se o caso for mais grave e a válvula estiver danificada poderá haver a necessidade de se fazer uma cirurgia no local.

Endocardite bacteriana é diagnosticada não apenas pelos sintomas mas também por testes para endocardite que podem incluir também: exames de sangue, ecodardioagrama transesofágico, eletrocardiograma, raios x do tórax e tomografia computadorizada.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.