Saúde e Beleza

Efeito EPOC Pós Treino – Como Aproveitar

Efeito EPOC Pós Treino é a sigla em inglês para  Excesso de Consumo de Oxigênio Pós-Exercício. Alguns especialistas afirmam que ele ajuda o corpo queimar calorias por até 36 horas após o treino. Nós respiramos mais fundo ao fazer as atividades mais intensas. Isto porque o corpo, ao consumir energia para dar conta das atividades, utiliza mais oxigênio (O2).  Mas, em treinos mais fortes, o organismo não tem oxigênio suficiente para dar conta da demanda naquele momento e acaba ficando com um déficit.  Sendo assim quando o treino acaba, o corpo precisa se restabelecer e retornar ao normal. Desta maneira ele ainda consome energia durante este processo.

Como Aproveitar o Efeito EPOC Pós Treino

O EFEITO EPOC é responsável por vários efeitos orgânicos que ocorrem com o intuito de restaurar o estado de equilíbrio do organismo. Esta alteração devida ao exercício físico, a este estado de equilíbrio dá-se o nome de homeostase. Esse trabalho ocorre em duas etapas. A primeira, que se dá logo após o exercício, é mais curta e intensa. Já a segunda pode durar minutos ou horas, dependendo do tipo de exercício realizado, sendo que quanto mais intenso ele for, melhor. O primeiro estágio recebeu o nome de Epoc rápido. Nele o organismo precisa restabelecer a temperatura corporal e os estoques de oxigênio e de creatina. Nesta faze também remove o  “lixo metabólico” resultante do processo que ocorre durante a atividade física. Na segunda fase conhecido como Epoc lento, acontece a recuperação dos estoques de glicogênio muscular e a ativação do metabolismo de gordura, por conta da ação de alguns hormônios.

Segundo algumas pesquisas o segredo para turbinar o gasto energético pós-treino está no tempo e na intensidade do exercício realizado. Na revista científica Medicine & Science in Sports & Exercise foi feita uma pesquisa que comparou o consumo de oxigênio depois de dois tipos de treinamento resistido  uma a musculação. Um de baixa e um de alta intensidade. Para a análise, as participantes foram divididas em três grupos: um de controle, que não fez exercício; um que realizou duas séries de 15 repetições em baixa intensidade; e um terceiro, que fez duas séries de oito repetições de movimentos em alta intensidade. O resultado mostrou que a última turma teve Epoc maior e mais duradouro do que as demais. Resultados semelhantes também foram descritos em outras pesquisas.

Conclusão os exercícios moderados como uma corrida continua ou pedalada dependendo de quem pratica pode ter um EPOC de até uma hora. Já num treino, por exemplo, de musculação elevada pode durar até 48 hjoras.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Para recuperar, nosso corpo precisa de energia, por isso gastamos mais calorias no percurso do pós-treino do que durante o período pré-treino! Deixe seu comentário.

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