Utilidade Pública

Economizar Combustível – Dicas

Para economizar combustível são precisas três atitudes básicas: manter a manutenção de seu carro perfeita, atenção na escolha doEconomizar-Combustível-Dicas combustível na hora de abastecer e dirigir corretamente.

Sabemos a lei da física, que para um carro rodar mais é necessário que haja a diminuição da resistência do ar combinado com o atrito no solo e também conhecer as leis da mecânica, sem esquecer que há de se ter um pouco de talento ao usar o volante.

É bom esclarecer que usar o ponto morto em descidas é um mito e não economiza em nada o combustível já que o motor continua gastando para poder funcionar.

Para quem tem veiculo biocombustível o ideal é usar álcool apenas quando o seu valor estiver 70% abaixo da gasolina.

Saiba quanto seu carro consome e para isso zere o odômetro do carro e encha o tanque de gasolina. O odômetro fica normalmente em baixo do indicador de velocidade. Ao encher novamente o tanque anote os quilômetros percorridos e divida por quantos litros colocou no tanque. Por exemplo: 100 km/10 litros = 10 km por litro.

Aprenda aqui como fazer para economizar gasolina dirigindo na medida certa e parar menos no posto de combustíveis.

Dicas-Economizar-Combustível

Economizar Combustível – Dicas

Calibre os pneus:

Os pneus com a calibragem errada ou murchos fazem muita diferença no consumo do seu carro. A calibragem deve ser feita no máximo de quinze em quinze dias, para isso siga a orientação da montadora para a pressão que é diferente para a parte traseira e para a parte dianteira e se seu carro estiver carregado ou vazio. A calibragem correta esta no manual do proprietário, na porta do carro ou pode ser encontrado em um adesivo na tampa do tanque. Pneus mal calibrados respondem por 20% a mais do consumo de combustível.

Troque as Marchas:

Nada de andar a 50 km/h na primeira marcha isso faz com que o consumo vá às alturas. O certo é trocar a marcha de acordo com a rotação e manter o giro do motor sempre de acordo com a marcha escolhida. O habito de esticar as marchas não é nada eficiente para carros que não tenham a motorização centrada em desempenho. Preste atenção no conta-giros do painel do carro, no manual de proprietário do seu veiculo vai encontrar as indicações certas das mudanças de marchas.

Não Acelere sem Necessidade:

Acelerar bruscamente e sem necessidade afeta sua média gasta de combustível. Não há mais aquela necessidade de ficar aquecendo o carro antes de sair pela manhã os modelos com injeção já fazem esse aquecimento automaticamente pelo seu sistema. É recomendado ligar o carro na primeira partida de manhã alguns minutos apenas nos primeiros mil km.

Verifique o Alinhamento:

Se a direção e a suspensão estiverem desalinhas aumentam a resistência dos pneus à rodagem e consequentemente o seu carro gastará mais combustível. Faça o alinhamento a cada dez mil quilômetros ou caso tenha passado por algum buraco grande na pista.

O Ar-Condicionado:

O Ar Condicionado é responsável por gastar até mais 2% do combustível. Na cidade quando o trajeto que vai ser feito não requer segurança ou o dia não estiver tão quente mantenha suas janelas abertas e evite ligar o ar-condicionado. Já na estrada não é assim porque as janelas fechadas ajudam a diminuir a resistência do ar.

Gasolina Aditivada:

Em principio a gasolina aditivada não faz diferença no gasto do combustível mas mantem a limpeza e preserva o motor. O motor estando limpe e sem desgaste melhora seu desempenho, o que em médio prazo significa maior economia do combustível.

Acessórios:

Não coloque acessórios no carro antes de conversar com quem entenda, um especialista pode lhe orientar na hora de mudar as características originais do carro, algumas mudanças podem causar resistência contra o ar. Os aerofólios, suportes e rodas que não estejam no padrão podem influenciar na aerodinâmica e assim aumentar o consumo.

Peso:

Um carro pesado aumenta o consumo de combustível. Uma carga superior a 10 Kg já faz com que o motor faça mais força para por o veiculo em movimento. Então não leve suas compras para dar uma voltinha. Apenas 50 Kg já aumenta em 1% o gasto de combustível sem falar nos desgastes de freio, suspensão, etc. Verifique no manual do seu carro qual o peso máximo que ele pode carregar e evite deixar livros, malas ou qualquer outra coisa que não seja necessária.

Carro parado no farol:

Não acelere o carro quando estiver parado no farol é um péssimo habito e contribui para deixar o tanque vazio muito mais rápido. Observe sempre o trânsito a sua frente e se perceber que os carros vão parar, desacelere o seu carro aos poucos antes de usar o freio. Se o carro estiver engrenadoe sem acelerar a injeção eletrônica manda menos combustível ao motor.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.

Gostou da matéria?

Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.