Diversos

Eclipse Solar 2019 – Data e Horário, no Brasil

Eclipse Solar 2019 será total poderá ser visto no Chile e na Argentina na próxima terça-feira (2). Em alguns locais do Brasil ocorre de forma parcial porque estamos fora da área que será abraçada pela sombra resultante do alinhamento entre Sol, Lua e Terra. Quem estiver dentro desta faixa dos países vizinhos vai conseguir visualizar a Lua bloquear os raios e, por quase 2 minutos, só será possível ver a coroa do Sol.

Eclipse Solar 2019 – Data e Horário, no Brasil

Data e Horário do Eclipse Solar 2019

A comunidade científica festeja o fato de o dia virar noite justamente em uma região onde está um centro de pesquisa com grandes telescópios é o Observatório La Silla, próximo à cidade de La Serena, no Chile. Em La Serena, a fase parcial começa às 15h23 e a total às 16h39 (às 16h23 e 17h39 no Brasil, respectivamente). Os eclipses totais do Sol, apesar de ocorrerem com certa frequência não se repetem nos mesmos lugares. Os astrônomos dizem que provavelmente, com os ciclos de alternâncias dos locais cada um tem apenas uma oportunidade de presenciar este fato.

Eclipse Solar 2019 – Data e Horário, no Brasil

O fenômeno visível em 2 de julho não será um dos mais longos. Em alguns casos, os eclipses solares podem chegar a 7 minutos de escuridão. Este ocorrerá em 1 minuto e 52 segundos. A faixa de terra com a versão total engloba parte do Chile e da Argentina. Os hotéis nessas regiões estão lotados, com 96% de ocupação, e com preços exorbitantes  é possível encontrar diárias por até R$ 30 mil.

Eclipse Solar 2019 no Brasil

O fenômeno só ocorrerá novamente no Brasil apenas em 2045.  Como este eclipse será parcial aqui no Brasil, é preciso usar uma proteção ocular adequada para olhar para o Sol. Utilize óculos especiais ou placas de máscara de soldador. Especialistas alertam que nunca se deve usar, para ver o Sol, coisas como óculos escuros tradicionais, chapas de raio-x, negativos de filmes antigos, filtros polarizados, vidros escuros e câmeras digitais (incluindo a câmera de seu celular). Quem tem binóculos e telescópios deve usar filtros de proteção especialmente desenvolvidos para uma observação solar.

Eclipse Solar 2019 – Data e Horário, no Brasil

Tudo começa por volta das 17h00, com o pico do eclipse acontecendo às 17h49 no horário de Brasília. Em outras partes do mundo o fenômeno começa mais cedo. O ESO-European Southern Observatory) transmitirá tudo em seu site oficial. Para acessar copie o link a seguir para seu navegador:( https://www.eso.org/public/live/). A transmissão não contará com comentários ao vivo. Ela alternará as imagens entre diversas fontes para mostrar como o eclipse está sendo capturado por diferentes telescópios. A live começa às 16h15 no dia 2 de julho.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Lua e Terra alinhados, com o Sol totalmente encoberto pela Lua da perspectiva da Terra. Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.