Saúde

Dúvidas Sobre Vacina Feminina Contra HPV – Quais São

vacina-hpvO Governo Federal, juntamente com o Ministério da Saúde, lançou uma campanha de vacinação feminina contra o vírus do HPV. Propagandas estão circulando entre os intervalos comerciais da televisão para conscientizar os pais sobre os benefícios da proteção, já que o vírus pode ser responsável por originar um câncer de colo de útero na vida adulta, além de diversos outros problema. Segundo estudos e estatísticas, cerca de 80 pessoas, entre 100, já tiveram contato com algum tipo de HPV, por isso a proteção se torna essencial. Confira todas as maiores dúvidas que as pessoas possuem em relação à vacinação e ao vírus, e se conscientize sobre a prevenção.

Quais São As Dúvidas Sobre Vacina Feminina Contra HPV

Proteção total: Muitas mães perguntam se a vacina protege a criança totalmente contra o vírus.Existem mais de 100 tipos de vírus, porém a campanha de vacinação da rede pública é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV, o 6, 11, 16 e 18. Os tipos 6 provocam verrugas no órgão genital, enquanto o 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% de casos de câncer de colo de útero.

Tempo de proteção: A proteção é de pelo menos dez anos, contanto depois da última dose. Acredita-se que o tempo de proteção possa ser maior, mas nada foi comprovado.

Vacina segura: A maior dúvida das mães é sobre a segurança das vacinas, se não fará nenhum mal para a criança. Em todo o mundo já foram distribuídas cerca de 175 milhões de doses da vacina. A segurança é atestada pela OMS – Organização Mundial da Saúde – e informa que as reações são leves, como dores de cabeça, náusea e febre baixa.

Faixa etária: Qualquer mulher pode ser vacinada, independente da idade. Porém, a campanha da rede pública vacinará gratuitamente somente meninas de 11 a 13 anos. A faixa etária é calculada baseada em alguns critérios. A vacina, por exemplo, funciona melhor em quem ainda não iniciou a vida sexual, diminuindo o número de pessoas infectadas nas próximas décadas.

Locais de vacinação: As vacinas estarão disponíveis em qualquer posto de saúde do Brasil. No entanto, a data marcada do início da campanha – no dia 10 de março de 2014 – pode ser adiada em alguns postos, pois as vacinas chegam depois. A vacinação também é feita em escolas públicas ou privadas que tenham parceria com a Secretaria de Saúde do município. Entre em contato com a direção da escola para se informar se haverá a campanha onde sua filha estuda.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário. 

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.