Saúde

Dormir Com ou Sem Meias – Melhor Escolha

Dormir com ou Sem meias, embora pareça uma decisão simples este também foi um item pesquisado por cientistas. Isto porque eles procuram mapear todos os fatores que podem melhorar a qualidade do sono. A Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos-NSF diz em seu site que o processo de vasodilatação nas mãos e nos pés faz o calor se redistribuir por todo o corpo, preparando-o para o sono. O texto da fundação completa: “Algumas pesquisas têm mostrado que, quanto mais há vasodilatação nas mãos e nos pés, menos tempo se leva para adormecer”.

Dormir Com ou Sem Meias – Melhor Escolha

Melhor Escolha Dormir Com ou Sem Meias

O neurofisiologista Francisco Puertas explicou recentemente em uma entrevista à BBC que, para dormir, a temperatura central do nosso corpo deve diminuir entre 0,5ºC e 0,8ºC. Isto serve para indicar a ele que esta na hora de se recolher. “Para isso, precisamos dilatar os vasos sanguíneos das mãos e pés, para aumentar a circulação nessas regiões e nos permitir perder um pouco de calor”, diz Puertas. Ele também é membro da Sociedade Espanhola do Sono e especialista na Unidade de Sono do Hospital Universitário de Liège, na Bélgica.

Dormir Com ou Sem Meias – Melhor Escolha

A NSF confirma que: “aquecer os pés dilata os vasos sanguíneos dos membros, o que pode indicar ao cérebro que está na hora de dormir”. Então, “colocar meias pode ser uma boa ideia se você tiver problemas para dormir”, acrescenta. Segundo um artigo publicado em abril no Journal of Physiological Anthropology, o uso de meias teve “efeitos positivos na qualidade do sono” em seis jovens que participaram de um estudo sobre o assunto. “Diminuiu o tempo que os participantes demoraram para adormecer, alargou-se o tempo de sono e diminuíram as vezes em que eles despertavam durante a noite”, dizem os cientistas, da Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul.

Dormir Com ou Sem Meias – Melhor Escolha

Outra análise feita com 8 jovens, 8 idosas e outros 8 pessoas com problemas no sono, obteve resultados semelhantes em 2006. Em adultos, o início do sono foi acelerado com quando utilizadas meias quentes ou neutras”, concluiu a pesquisa do Instituto de Neurociência da Holanda e da Universidade Vrije de Amesterdã, apontando que o método funcionou com pacientes que apresentavam insônia. Mas as meias não necessariamente ajudam todos a dormir. Dormir com meias ou sem vai depender, na verdade, da “capacidade de cada pessoa de regular sua temperatura (do corpo) e de sua sensibilidade ao frio”, explica Puertas. “Não há estudos publicados (sobre isso), mas a sensibilidade ao frio é geralmente maior em mulheres”, diz ele. “Se estamos com frio, ocorre uma vasoconstrição (o processo oposto ao necessário para dormir)”, diz Puertas. “Então, em geral, as mulheres usam mais meias para dormir do que os homens”, diz Puertas.

Dormir Com ou Sem Meias – Melhor Escolha

No entanto, algumas pessoas acreditam que usar meias não é natural. Elas têm sensação que os pés não “respiram”, com aponta o site do The Sleep Advisor. Este site oferece conselhos de especialistas sobre o sono. “Essas pessoas são geralmente as mais calorentas, não precisando (das meias)”, diz Puertas. A conclusão do neurofisiologista é que, assim como não há uma temperatura que contemple a todos no escritório, a temperatura ideal para dormir também varia de pessoa para pessoa.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Usar meia é uma opção a mais para quem tem problemas de sono! Deixe seu comentário

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.