Saúde

Doenças Transmitidas Por Pombos – Tipos e Sintomas

Doenças Transmitidas Por Pombos que são encontrados frequentemente pelas cidades. Eles podem transmitir varias doenças ao homem conhecidas como zoonoses. A transmissão deste tipo de doenças acontece principalmente através do cocô e, por isso, embora não seja necessário eliminar os pombos, é preciso ter cuidado para evitar o contato direto com as fezes.

Doenças Transmitidas Por Pombos – Tipos e Sintomas

Tipos e Sintomas de Doenças Transmitidas Por Pombos

Deve-se proceder a limpeza rapidamente das fezes, porque quando secam, podem virar poeira e acabar sendo inaladas. E desta forma o agente infeccioso responsável pela doença pode ficar fixado aos pulmões, trazendo complicações.

Doenças Transmitidas Por Pombos – Tipos e Sintomas

Compartilhamos abaixo alguns tipos de doenças transmitidas por pombos:

Criptococose: esta é uma das doenças mais transmitidas pelos pombos urbanos. Ela é causada por um fungo que vive e se desenvolve nas fezes, o Cryptococcus neoformans. Quando esporos desse fungo são inalados, há comprometimento inicial do pulmão e à medida que o fungo se desenvolve, consegue espalhar para outros locais do corpo. E feito através da corrente sanguínea, podendo atingir o sistema nervoso e resultar em meningite, que é uma grave complicação da criptococose. Os sintomas de criptococose variam de acordo com o grau de comprometimento do sistema imunológico da pessoa, no entanto os mais comuns são sensação de falta de ar, espirros constantes, coriza, fraqueza e dor pelo corpo todo.

Salmonelose esta doença é mais frequente a transmissão da bactéria Salmonella também pode ocorrer devido ao cocô dos pombos. Quando as fezes secam viram poeira, podem ser transportadas pelo vento e ficar presas em frutas e vegetais que, se não forem bem lavados, podem contaminar as pessoas. Os sintomas de salmonelose são normalmente gastrointestinais, podendo haver náuseas e vômitos por mais de 24 horas, diarreia intensa, febre baixa e dor de barriga constante.

Doenças Transmitidas Por Pombos – Tipos e Sintomas

Encefalites virais os são um dos depósitos mais comum para o vírus do Nilo Ocidental ou da encefalite de São Luís. São doenças podem infectar o sistema nervoso e causar diferentes sintomas. Este tipo de encefalites é transmitido pelos mosquitos, que após picar os pombos, podem picar os humanos e passar o vírus. Os sintomas variam de acordo com o vírus e gravidade, no entanto sintomas frequentes são forte dor de cabeça, febre alta e convulsões, por exemplo.

Infecção por Escherichia coli que é uma bactéria que vive no intestino dos humanos, mas que também está presente em grande quantidade nas fezes dos pombos. É  importante lavar as mãos depois de estar num ambiente com pombos, como parques, por exemplo. Os sintomas são  intestinais, podendo haver dor abdominal, cansaço excessivo, náuseas, vômitos e diarreia.

Toxoplasmose pode ser transmitida através do contato com as fezes dos pombos, e é causada pelo parasita Toxoplasma gondii ou T. gondii. Em pessoas saudáveis o parasita desta doença não cause qualquer sintoma. Mas se tiver o sistema imune enfraquecido, como grávidas, idosos, crianças, que encontram-se em tratamento para o câncer ou portadores do vírus HIV pode causar infecção mais grave. Na maioria dos casos, a toxoplasmose não causa sintomas. Sendo apenas percebidos por quem possui o sistema imunológico mais comprometido. Seus sintomas são semelhantes ao de uma gripe ou resfriado. Conforme se desenvolve, pode haver febre, aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo, dores musculares e nas articulações e cansaço excessivo.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? O pombo é comum em cidades e pode causar sérios problemas de saúde. Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.