Causas e Como Tratar Doenças de Pele Causadas Por Emoção
Dermatite Seborreica – É uma inflamação na pele que produz coceira, descamação, vermelhidão. Isso acontece onde há maior concentração de glândulas sebáceas no corpo, em torno do nariz, atrás das orelhas, no peito, face e sobrancelhas. Também pode aparecer na cabeça e causar caspas. O stress elevado ajuda a piorar os casos de dermatite.
Causas: Não há causa esclarecida, mas além da produção de óleo, também se suspeita do fungo Pityrosporum ovale como provável causador. O clima seco e as alterações hormonais podem piorar os surtos.
Tratamento: Shampoo à base se enxofre, piritionato de zinco e cetocanazol. Loções capilares com ácido salicílico, resorcina, ureia e cetoconazol contendo ou não hidrocortisona. Além desses produtos, o médico pode prescrever anti inflamatórios e antifúngicos via oral.
Dermatite Atópica – São erupções e crostas que aparecem no couro cabeludo, mas mãos, pés, braços, pernas ou face, causadas por uma inflamação crônica. É mais comum em pacientes com asma ou rinite alérgica. As coceiras são intensas. O stress agrava o problema, fazendo surgir mais feridas e coceiras.
Causas: Estudos comprovam que a doença é genética, banho quente e atrito de toalha podem ressecar a pele, além de provocar mais lesões.
Tratamento: Cremes ou pomadas à base de corticoides, além de antibióticos orais ou remédio anti-histamínico oral contra coceira.
Psoríase – É um tipo de inflamação crônica que causa lesões avermelhadas e cobertas com escamas esbranquiçadas. Costumam aparecer nos cotovelos, couro cabeludo, unhas ou joelhos. Muitas vezes o problema pode atacar as articulações. Pessoas que são tensas ou perfeccionistas tem maior propensão a desenvolver a doença.
Causas: Genética, irritações na pele, índice de umidade do ar baixo.
Tratamento: Agentes biológicos que controlam a resposta imunológica, indicados em casos graves ou quando remédios convencionais não fazem efeito.
Acnes – Doença inflamatória que aparece porque as glândulas sebáceas produzem muito óleo, fechando os poros e facilitando a entrada de bactérias. Quando aparece na mulher adulta, as espinhas são mais inflamadas, profundas e doloridas. Aparece mais na região do pescoço e mandíbula. O stess pode promover uma descarga de cortisol, estimulando a síntese do hormônio masculino e faz a glândula sebácea trabalhar mais.
Causas: É causado por genética, mudança hormonal, calor, cosméticos oleosos.
Tratamento: Esfoliantes, antibióticos, anticoncepcional, luz pulsada, luz azul, e laser fracionado.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários