Saúde

Doenças Caninas Provocadas por Carrapatos – Sintomas e Prevenção

cachorro-carrapatoOs animais de estimação são ótimas companhias para qualquer tipo de pessoa, desde criança até mesmo os mais velhinhos, e entre os pets mais escolhidos para adoção estão os cachorrinhos. Os cãezinhos são considerados os melhores amigos do homem, e muitas vezes são a primeira opção quando o assunto é adotar um novo parceiro. Mas assim como temos cuidados com as crianças, os amigos, as pessoas em si, temos que ter cuidados com os animaizinhos, afinal eles dependem de nós para muita coisa. Uma coisa que afeta muito os cachorros são as pulgas e os carrapatos, veja a seguir mais sobre o assunto, como sintomas e precauções.

Sintomas Doenças Caninas Provocadas por Carrapatos

cachorro-carrapato-doencaUm dos grandes problemas que podem assombrar a saúde do seu cachorro são os carrapatos, que são pequenos parasitas, não tão comum nos centros urbanos, mas o que não significa que é impossível que eles apareçam.

O que poucas pessoas sabem, é que os carrapatos podem trazem consequências muito mais perigosas, como doenças que podem levar o seu cãozinho a falecer. As duas doenças mais comuns são a Erliquiose e a Babesiose.

Erliquiose: é transmitida através da picada do carrapato marrom e causa a proliferação de bactérias no baço e no fígado do animal. Os sintomas dessa doença são secreções nasais, febres, tremores, dificuldades para respirar, hemorragias e redução do peso.

Babesiose: também transmitida pelo mesmo tipo de carrapato os sintomas dessa doença são perda de apetite, anemia, olhos e pele amareladas, urina escura, palidez e cansaço intenso.

Prevenção

Hoje existem muitos métodos para prevenir esse tipo de problema, como:

  • Remédios contra carrapatos (podem ser citados os sprays, coleiras, talcos, líquidos e shampoos para banho ente outros);
  • Higienização do cão (banhos e escovações com frequência);
  • Higienização do local em que o animal fica.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.