Saúde

Doença de Pompe – Principais Sintomas

Doença de Pompe acredita-se que aproximadamente  2 500 brasileiros sejam afetados, mas apenas 10% estão diagnosticados. O que mais preocupa é que apenas pouco mais de 100 pacientes estão em tratamento. Ela é causada pela deficiência de uma enzima, a alfa-glicosidase ácida (GAA). Essa enzima faz a quebra de uma substância chamada glicogênio, que, dentro das células, vai se transformar em energia. A falta dessa enzima é a causadora dos sintomas predominantes da enfermidade.

Doença de Pompe – Principais Sintomas

Principais Sintomas da Doença de Pompe

O Brasil foi o primeiro a criar, em 2012, o Dia Nacional de Consciência de Pompe. Ele é celebrado em 28 de junho. O objetivo é capacitar os profissionais da saúde e alertar a população para que reconheçam os principais sintomas clínicos da doença. “Infelizmente, o paciente que se dirige à unidade de saúde encontra dificuldade ou até mesmo a recusa de um tratamento adequado. E a razão disso é o desconhecimento da doença, do seu manejo e do seu cuidado no sentido mais amplo”, afirma o dr. Marcondes França Jr., coordenador do Departamento Científico de Moléstias Neuromusculares da Academia Brasileira de Neurologia (ABN). “Não tenho dúvida de que a capacitação dos profissionais de saúde é um passo importante para que a gente possa reduzir o retardo no diagnóstico da doença e facilitar um cuidado de saúde adequado aos pacientes.”

Doença de Pompe – Principais Sintomas

Compartilhamos abaixo os principais sintomas da doença de Pompe:

Infantil: fraqueza muscular progressiva, falta de firmeza no pescoço, desenvolvimento motor deficiente, língua grande, falta de reflexo, fraqueza respiratória progressiva com desenvolvimento de insuficiência respiratória, infecções respiratórias frequentes, cardiomegalia com hipertrofia do ventrículo esquerdo, dificuldade de engolir e fígado grande.

Tardia: fraqueza muscular progressiva, marcha instável, reflexos profundos do tendão reduzidos, escápula alada, sinal de Gowers. A presença de lordose e escoliose, dificuldade respiratória em esforço, dificuldades para mastigar. E engolir, fígado aumentado de tamanho e sonolência diurna.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Poucos conhecem os sintomas desta doença. Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.