Saúde

Diverticulite – Sintomas e Causas

Diverticulite é uma inflamação caracterizada principalmente por pequenas bolsas e quistos que ficam salientes da parede interna do intestino. Normalmente eles acontecem em pessoas com mais de 40 anos de idade. Muitos têm divertículos no cólon sem apresentar nenhum tipo de queixa ou sintoma.

Diverticulite – Sintomas e Causas

Causas de Diverticulite

Na verdade não se conhece exatamente o que causa a formação dessas bolsas ou quistos na diverticulose. Mas já se sabe que uma dieta muito pobre em fibras pode ser uma das causas mais prováveis. Isso é muito comum em populações que tem uma dieta rica em alimentos refinados, como o arroz branco, pão branco, cereais matinais e bolachas. Devido a esta deficiência na alimentação pode acontecer uma constipação e a presença de fezes muito dura, que exigem mais esforço que o normal para passar pelo reto. Esse movimento aumenta a pressão no cólon ou nos intestinos e pode causar a formação desses quistos. A diverticulite é causada por pequenos pedaços de fezes que ficam presas nesses quistos, provocando infecção ou inflamação.

Diverticulite – Sintomas e Causas
Outro fator de risco é a idade pessoas acima dos 40 anos estão mais sujeitas a apresentar diverticulite do que os mais jovens. Isso porque os divertículos são mais comuns em indivíduos acima dessa faixa etária. Pouco exercício físico foi diretamente relacionado ao surgimento dos divertículos, o que consequentemente aumenta os riscos de diverticulite também

Sintomas de Diverticulite

Pessoas com divertículos, sem a inflamação da diverticulite, Normalmente não apresentam sintomas, mas podem sentir inchaço e cólicas na parte inferior do abdômen. Raramente, elas percebem o sangue nas fezes ou no papel higiênico. Os divertículos, porém, podem infectar, levando a um quadro chamado de diverticulite, que costuma cursar com febre, dor abdominal e alterações do trânsito intestinal. Alguns da diverticulite são mais graves e normalmente surgem subitamente e podem piorar em poucos dias.

Diverticulite – Sintomas e Causas
Compartilhamos abaixo mais alguns sintomas da diverticulite:
-Sensibilidade, geralmente na parte inferior esquerda do abdômen;
-Inchaço ou gases;
-Febre e calafrios;
-Náusea e vômito;
-Falta de fome e alimentação insuficiente.
Pacientes com diverticulose sem sintomas não é necessário qualquer tipo tratamento. É indicado apenas que altere sua dieta de modo a consumirem mais fibras e assim aumentar o volume das fezes o que teoricamente diminuiria o risco de obstrução dos divertículos e preveniria a formação de novas lesões.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Se sentir estes sintomas aqui compartilhado procure ajuda médica para fazer o tratamento necessário! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.