Saúde

Dismorfia Corporal – Sintomas e Tratamento

Dismorfia  é um transtorno conhecido como TDC ou síndrome da distorção da imagem conhecida também como apenas dismorfofobia. É  a preocupação com algum defeito corporal suposto ou de mínima realidade, que afeta a aparência física e que pode ser de forma obsessiva. O termo dismorfia é derivado de uma palavra grega que significa “feiura”, principalmente na face. É mais frequente entre os adolescentes de ambos os sexos, mas podem acontecer também em adultos, mais vezes entre as mulheres.

Dismorfia Corporal - Sintomas e Tratamento

Sintomas Dismorfia Corporal

A dismorfia é caracterizada por pensamentos delirantes e de maneira obsessiva e que resistem a todas as maneiras objetivas de mostrar o contrário, ou seja, a opinião das demais pessoas, espelhos, balanças, fotos etc. A forma mais comum de transtorno dismórfico corporal é a que diz respeito ao peso corporal. Muitas pessoas com o peso ideal para sua altura e sua idade tem tendência de se achar acima do peso e se submetem a regimes inadequados, usando medicamentos, vômitos forçados e exercícios físicos em excesso, gerando uma espécie de anorexia mental. Quem sofre deste mal procura evitar os lugares públicos e não saem de casa procurando o isolamento social. Procuram por tratamentos estéticos de maneira doentia, sejam elas cirurgias plásticas, tratamento de rejuvenescimento, uso exagerado de cosméticos, cuidados exagerados com os cabelos, usa de roupas às vezes desconfortáveis, mas que escondam o corpo etc. A maioria preocupa-se com algum aspecto do seu rosto.

Dismorfia Corporal - Sintomas Tratamento

Em ordem decrescente, as queixas mais comuns referem-se ao nariz, cabelo, pele, olhos, queixo e lábios. É comum alegarem falta de simetria entre os lados do corpo ou que algo está muito grande ou muito pequeno, ou que é desporporcional ao resto do corpo. Alguns mostram preocupação com o cheiro corporal, como o mau hálito, odor das axilas ou dos pés que exalam ou com uma alegada “feiura” total. Normalmente quem é acometido por transtorno dismórfico corporal costuma demorar muito em atividades onde devem verificar sua aparência num espelho, apalpar sua pele com os dedos, pentear e ajeitar os cabelos, cuidar de sua pele, comparar-se com os modelos em revistas etc. Outra forma de transtorno dismórfico corporal é a anorexia nervosa quando se vê muito mais gorda do que é de fato e não acredita quando lhe dizem o contrário.

Tratamento Dismorfia Corporal

O diagnóstico da dismorfia corporal é muito difícil porque costuma ser confundido com a vaidade excessiva. Algumas características de pensamento, entretanto, podem revelar ao psiquiatra ou ao psicólogo a sua anormalidade.

Dismorfia Corporal - Tratamento

Neste caso o tratamento mais correto para ao dismorfia corporal é uma longa psicoterapia, de preferência  comportamental e cognitiva, esse tratamento é bem difícil e as vezes impossível, porque grande parte dos pacientes se enxerga  apenas como "vaidoso" e não aceita estar doente. O transtorno dismórfico corporal é fonte de grande sofrimento e angústia para os pacientes. Varias vezes é preciso introduzir o uso de medicamentos para tratar a ansiedade  ou a depressão que costumam acompanhar o quadro.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Nunca estar satisfeito com sua aparência encontrando graves defeitos Dismorfia Corporal!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.