Dieta

Dieta Zero Glicose – Benefícios e Dicas de Alimentos

Dieta Zero Glicose é baseada na redução das taxas de glicose do sangue com o objetivo de perder até quatro quilos em um mês e ainda assim é bem saudável.  A dieta é feita através de uma reeducação alimentar e principalmente, na substituição de um alimento por outro, considerando o índice glicêmico de cada produto consumido. O índice glicêmico foi desenvolvido em 1981 pelo professor de nutrição David Jenkins, da Universidade de Toronto no Canadá.

Dieta Zero Glicose – Benefícios e Dicas de Alimentos

Benefícios da Dieta Zero Glicose

Os alimentos com alto índice glicêmico são conhecidos por se transformarem em açúcar na nossa corrente sanguínea com muito mais facilidade. Principalmente quando comparado com os alimentos que possuem baixo índice glicêmico. Com esse aumento rápido de açúcar no sangue, nosso corpo passa por um processo conhecido como pico de insulina, que é quando o corpo precisa disparar grande quantidade de insulina para estabilizar seus níveis de glicose. A insulina, quando em grande quantidade no corpo, causa  a estocagem de gordura corporal. Justamente por isto fica difícil dizer que 400 calorias de um doce são o mesmo que ingerir 400 calorias de uma refeição com carne, folhas e vegetais, justamente porque o doce possui maior índice glicêmico e, assim, tem mais poder para te engordar.

Dieta Zero Glicose – Benefícios e Dicas de Alimentos

A dieta zero glicose pode ser usada como dieta de emagrecimento onde pode se perder até 2 quilos por semana. Para isto basta reduzir  a ingestão de alimentos de alto índice glicêmico. Mas, além da perda de peso, existem outros benefícios que você pode notar enquanto busca o seu peso ideal. Por ser uma dieta baseadad em alimentos com baixo índice glicêmico, um dos seus principais benefícios é a queda e equilíbrio das taxas de açúcar presentes no sangue, o que a torna ideal para diabéticos e para aqueles que estão tentando evitar a doença. Com a regulação dos níveis de glicose, a nossa tendência é de sentir menos fome, por isso a sensação de saciedade também pode ser considerada um de seus benefícios.

Dicas de Alimentos Para Dieta Zero Glicose

Os alimentos feitos a partir de farinha e açúcar brancos são considerados menos indicados em relação ao índice glicêmico, e eles devem ser evitados durante o processo de emagrecimento com a dieta zero glicose. Existem outros carboidratos de alto índice glicêmico, como os flocos de milho e o mel. Uma dica importante para eliminar ou diminuir bastante a quantidade de açúcar que consome na dieta é sempre checar a lista de ingredientes nas embalagens dos produtos que compra. Algumas embalagem podem não mencionar açúcar em seus produtos e a substituem por outros nomes e por isso é importante conhecer cada um deles.

Dieta Zero Glicose – Benefícios e Dicas de Alimentos

Compartilhamos abaixo alguns dos nomes pelos quais o açúcar pode ser apresentado:

-Xarope de milho;

-Xarope de glicose;

-Dextrose;

-Glucose de milho;

-Lactose;

-Xarope de malte;

-Glicose;

-Frutose;

-Néctares;

-Açúcar cristal;

-Sacarose;

-Açúcar invertido;

-Açúcar de confeiteiro;

-Açúcar mascavo;

-Açúcar bruto;

-Mel;

-Açúcar branco/refinado;

-Melaço;

-Melado;

-Caldo de cana;

-Maltose;

-Maltodextrina.

Os alimentos que possuem um índice glicêmico muito alto são, basicamente: açúcar branco e todos os alimentos que o possuam (doces e sorvetes), farinha de trigo refinada e tudo o que é preparado com ela (pães, bolos, pizzas, biscoitos, massas, etc), mel, flocos de milho, arroz branco, batata, mandioca/aipim, beterraba, abóbora, pipoca e até mesmo as frutas mais doces, como tâmara, manga, uva e uva-passa.

Se sentir muita vontade de consumir doces, que é uma reação muito normal após a exclusão do açúcar, busque comer uma fruta, que é um alimento saudável e que pode enganar seu cérebro por ser adocicado. Quando você não conseguir evitar o consumo de algum dos alimentos citados acima, procure combiná-los com outros nutrientes que possam reduzir a velocidade com que a glicose vai chegar ao sangue. Combine-os com gorduras boas e proteínas, como por exemplo: pão integral com frango, macarrão com azeite e carne magra ou frutas com castanhas.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Fique atento a embalagem dos produtos que pretende comprar! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.