Dieta Plant-Based – Como Fazer
Dieta Plant-Based ela não é nem vegetariana nem vegana. A dieta é feita com base em plantas. Ela tem como prioridade o consumo de alimentos que vêm da terra. A plant-based que em tradução livre significa baseada em plantas e tem por característica reduzir ou eliminar o consumo de produtos animais. Ela também tem por finalidade excluir os produtos ultraprocessados que normalmente são feitos com farinhas refinadas e carregados de corantes, conservantes e outras substâncias difíceis de serem reconhecidas.
Como Fazer a Dieta Plant-Based
Que segue o Regina plant-based não consomem nenhum tipo de carne, ovo, mel, leite e derivados, assim como itens ultra processados e ricos em aditivos químicos. Este tipo de dieta é muito mais que atitude em relação a base da alimentação ela esta relacionada com saúde, nutrição e criatividade. Todos os alimentos, em conjunto, fornecem uma alimentação equilibrada garantindo os nutrientes necessários.
Compartilhamos abaixo alimentos que fazem parte do Plant-Based:
-Frutas;
-Vegetais
-Tubérculos (batata, mandioca, inhame, batata-doce, cará);
-Leguminosas (feijões, grão de bico, lentilha);
-Cereais integrais (arroz, trigo, quinoa);
-Oleaginosas (castanhas, amendoim, macadâmia, pistache, nozes);
-Sementes;
-Cogumelos.
Sempre que possível, dê preferência aos alimentos orgânicos.
Segundo especialistas em nutrição antes de iniciar a dieta plant-based é importante fazer um bom check-up. Consulte um especialista e procure fazer um hemograma completo para verificar existe alguma deficiência de vitamina B12, ferro e ácido fólico. Se for constatado algum tipo de deficiência pode ser necessário fazer uma complementação com suprimentos.
Outra dica é iniciar a dieta pouco a pouco, retirando carnes vermelhas, depois brancas, seguidas de ovos e laticínios. Realizar exames de sangue anualmente é indicado. é necessário ter no cardápio da dieta diariamente verduras de coloração verde intensa, a exemplo de espinafre, escarola, almeirão, mostarda. E também, a folha de beterraba, que são ricas em ferro, e frutas, como laranja, mexerica, abacaxi, morango e kiwi, que têm bastante vitamina C que, por sua vez, aumenta a absorção do ferro no organismo.
Compartilhamos abaixo dicas de cardápio:
Cardápio 1:
Café da manhã:
Tapioca com pasta de tofu + salada de frutas com mix de chia, linhaça e canela.
Lanche intermediário:
Mix de sementes (pode ser de abóbora e de girassol), castanhas e frutas secas.
Almoço:
Arroz integral, feijão, couve refogada, abobrinha grelhada + salada crua de rúcula e cenoura com gergelim e semente de girassol + suco de maracujá com hortelã.
Jantar:
Salada de grãos (quinoa, lentilha e ervilha cozidas) + pimentão amarelo assado, tomate assado, pepino, salsinha e nozes. Tudo misturado e temperado com limão, azeite, ervas secas e frescas + salada de folhas verdes.
Cardápio 2:
Café da manhã:
Vitamina de bebida de castanhas (leite de amêndoa, por exemplo) com qualquer fruta + aveia, gergelim e cacau.
Lanche intermediário:
Homus com bolacha de arroz.
Almoço:
Massa de grano duro com molho caseiro de tomate, berinjela, cubos de tofu, espinafre e semente de abóbora assada por cima + água com limão e gengibre.
Jantar:
Mix de vegetais assados (pode ser cenoura, beterraba, abóbora e vagem) com ervas e azeite + edamame no vapor + cogumelos salteados com shoyu e gergelim + qualquer verdura refogada.
Cardápio 3:
Café da manhã:
Abacate amassado com limão e sal + pão de trigo integral ou de mandioquinha + café com bebida vegetal de castanhas.
Lanche intermediário:
Tofu mexido com cebola e cúrcuma + torradinhas de arroz.
Almoço:
Salada de grãos (quinoa, grão-de-bico e lentilha cozidos) + abóbora, alho-poró e couve refogados ou assados.
Jantar:
Macarrão de pupunha com legumes assados.
Cardápio 4:
Café da manhã:
Proteína de arroz, leite vegetal de castanha-de-caju batido com frutas e açaí em pó, linhaça e chia + café com qualquer bebida vegetal.
Lanche intermediário:
Banana com pasta de amendoim.
Almoço:
Lasanha de berinjela ou de abobrinha com molho de tomate e molho branco feito à base de castanhas ou à base de tofu.
Jantar:
Sopa de lentilha.
Fonte: UOL
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! A mais nova dieta que esta se tornando bem famosa nas redes sociais! Deixe seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!