Dieta

Dieta Paleolitica – Vantagens e Desvantagens

Dieta Paleolitica Vantagens e DesvantagensDieta Paleolitica tem sido usada cada vez mais por quem deseja emagrecer. Baseada em nossos ancestrais que a milhares de anos viveram em cavernas e tinham grande dificuldade em encontrar comida e não tinham muitas opções de alimento variado.

Vantagens e Desvantagens da Dieta Paleolitica

Dieta paleolítica apareceu devido ao discurso de se adotar uma alimentação baseada nos hábitos alimentares dos homens das cavernas que ajuda a emagrecer e mantendo a saúde. Alguns especialistas dizem que ela é benéfica para a saúde, mas outros afirmam que ela apresenta vantagens, mas que tem de ser utilizada com cautela e moderação.

Dieta Paleolitica – Vantagens

A dieta é fácil de fazer basta comer carne vermelha, restringindo o consumo de carboidratos, não precisa se preocupar com as gorduras, mas deve parar de comer alimentos processados, beber bastante água e comer frutas e vegetais. O açúcar é proibido e de vez em quando, ficar um tempo em jejum.

Abaixo compartilhamos Vantagens da dieta paleolítica:

– Consumir carne é vantajoso porque esse alimento possui muita proteína e também aminoácidos essenciais, então comer carne é importante para a saúde.

– Consumir excessivamente carboidratos, principalmente os refinados, pode favorecer o aumento de peso e prejudicar a saúde, ingerir carboidratos de qualidade moderadamente é uma boa maneira de melhorar a saúde e emagrecer.

– Frutas e vegetais é uma excelente maneira de nutrir o corpo, porque esses alimentos são ricos em nutrientes.

– Cortar o açúcar e os alimentos processados não apenas auxilia a melhorar a saúde, mas também emagrece e mantém um peso saudável.

– As gorduras são importantes para o nosso corpo. Elas têm função essencial na produção de hormônios e ajudam a manter a temperatura do corpo equilibrada, dentre outras funções.

– Consumir bastante água é fundamental para manter a saúde, e esta é uma ótima recomendação.

Dieta Paleolitica – Vantagens Desvantagens

Abaixo compartilhamos desvantagens da dieta paleolítica:

– Consumir excessivamente os alimentos ricos em proteínas como a carne pode fazer mal a saúde dos rins, retirar o cálcio dos ossos e provocar acidificação do sangue.

– As frutas são ricas em frutose sendo um tipo de açúcar e não se deve exagerar. Se seguir a dieta paleolítica sem orientação, pode exagerar nas porções de frutas e vegetais e acabar ingerindo uma enorme quantidade de calorias.

– As gorduras são importantes para a saúde, entretanto, é preciso consumir de maneira moderada. Seguir essa dieta sem orientação pode levar a consumir muita gordura e no final aumentar ainda mais o seu  peso e pode trazer prejuízos à sua saúde.

– Algumas versões mais radicais da dieta paleolítica indicam a adoção de uma estratégia que se baseia no passado de nossos ancestrais que não conseguiam encontrar comida todos os dias e ficavam longos períodos em jejum. A proposta é que de vez em quando, fiquem de dezesseis a vinte e quatro horas sem ingerir nenhum alimento. Ficar sem alimento por logos períodos pode ser perigoso e provocar problemas como hipoglicemia, irritabilidade, dor de cabeça, dificuldade de concentração, dentre outras complicações.

Abaixo compartilhamos os alimentos  permitidos na dieta paleolítica:

Dieta Paleolitica – Vantagens e Desvantagens

Carnes: Na verdade todas as carnes são permitidas e suas gorduras podem ser consumidas:

– Bovina;

– Aves;

– Suína;

– De caça.

Frutos do mar: Todos os tipos de frutos do mar:

– Peixes;

– Ostras;

– Mariscos;

– Camarões;

Ovos: Um alimento altamente recomendado por ser considerado um alimento completo, mas não use óleos a base de grãos ou sementes ao fazer as omeletes.

Dieta Paleolitica –  Desvantagens

Verduras e Legumes: Todos podem ser consumidos sem nenhuma restrição por serem excelente fonte de fibras durante a dieta.

Gordura natural: Fique longe da gordura hidrogenada e óleos com origem em semente e grãos:

– Azeite de oliva;

– Manteiga;

– Óleo de coco;

– Maionese de azeite de oliva.

Nozes: Estão liberadas e podem substitui perfeitamente os famosos salgadinhos, mas fique longe das caramelizadas:

– Castanha do Pará;

– Castanha de Caju;

– Avelã;

– Noz pecan;

– Pistache.

Raízes: Devem ser consumidos com moderação:

– Mandioca;

– Beterraba;

– Batata doce;

– Cenoura, etc.

Frutas: Também devem ser consumidas com moderação:

– Banana;

– Maçã;

– Mamão;

– Laranja,etc.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Dieta paleolítica sem produtos industrializados!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.