Saúde

Dieta FodMap – Indicação e Alimentos

Dieta FodMap é feita com a retirada de alimentos que não são absorvidos adequadamente e acabam fermentando na flora intestinas e assim causam sintomas muito desagradáveis como má digestão, excesso de gases, diarreia, inchaço abdominal, cólicas e prisão de ventre.

Dieta FodMap – Indicação e Alimentos

Indicação da Dieta FodMap

A dieta FodMap é especialmente indicada em casos de síndrome do intestino irritável. Basicamente o regime se aplica retirando do consumo os alimentos que contenham certos carboidratos e fibras que provocam desconfortos gástricos e inchaço. A dieta recebeu este nome devido a formação das siglas para fermentable oligosaccharides, disaccharides, monosaccharides and polyols, que são oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e poliois fermentáveis.

Dieta FodMap – Indicação e Alimentos

Eles são os carboidratos de cadeia curta, de difícil absorção e rápida fermentação. A Síndrome do Intestino Irritável (SII) tem por característica as vontades súbitas de ir ao banheiro alternado com períodos de constipação. Desta maneira acontece o inchaço, desconfortos constantes e, também aumento nos ponteiros da balança.

Alimentos na Dieta FodMap

Seguindo com atenção o plano alimentar pode haver a redução do inchaço do corpo. Isto acontece justamente por saber quais  os tipos de comidas que causam esta condição. É importante porem procurar sempre o aconselhamento de um profissional da saúde para que ele prepare uma dieta ideal.

Dieta FodMap – Indicação e Alimentos

Compartilhamos abaixo os proibidos na dieta FodMap:

Deve-se evitar o consumo de pão, massas, bolos ou biscoitos feitos com trigo, centeio, cevada ou milho deve ser reduzido. Maçãs, peras, ameixas, ameixas, pêssegos, nectarinas, damascos, cerejas e melancia são algumas das frutas vetadas pela dieta.

Também estão inclusos alguns dos vegetais como o repolho, couve-flor, brócolis, couve, cebola, alho-poró, alho, beterraba, ervilhas, feijões, lentilhas e soja, além de produtos lácteos como leite de vaca, manteiga e iogurte, que também podem causar inchaço e desconforto gástrico.

Compartilhamos abaixo a lista de alimentos permitidos

Embora a lista de proibições seja grandes as opções liberadas também são bem generosas. No regime é permitido o consumo de aveia, arroz, polenta, quinoa, macarrão e pão sem glúten, assim como banana, mirtilo, melão, coco, uva, kiwi, limão, lima, laranja, mamão, abacaxi, framboesa e morango, em apenas uma porção de cada.

Pode-se ainda valorizar seu cardápio com pimentão, cenoura, pepino, berinjela, gengibre, couve, alface, azeitonas, rabanete, espinafre, abobrinha e tomate. Proteínas como carne, frango, peixe, tofu e ovos. Assim como as gorduras boas presentes no azeite de oliva, sementes, macadâmia, amendoim e nozes também são permitidos.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Com atenção e a dieta FodMap é possível tratar a Síndrome do Intestino Irritável! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.