Dieta Flexitariana – Como Fazer e Receitas
Dieta Flexitariana é nova tendência para quem quer comer mais vegetais. São eles a base desta dieta, mas não há necessidade de deixar de consumir totalmente as proteínas animais. Para se fazer a dieta flexitariana, nome dado por causa de sua flexibilidade, basta incluir na dite alimentos de origem vegetal diminuindo assim o consumo de alimentos animal.
Como Fazer Dieta Flexitariana
Flexitarianas são as aqueles que não são veganas, mas têm hábitos vegetarianos. Sendo assim mantém uma alimentação equilibrada. Para isto é necessário ficar atento ao excesso de gordura de alguns pratos, que, mesmo vegetarianos, são fritos. Verificar a proteína dos leites vegetais, principalmente se costuma treinar e se essa é a única fonte proteica de um lanche.
Consuma mais os grãos proteicos, como lentilha, grão de bico, ervilha, numa proporção maior do que os cereais, como arroz ou tubérculos E não se esqueça das saladas, principalmente as coloridas, mas elas devem trazer benefícios suficientes para serem consideradas um prato completo.
Receitas Para Dieta Flexitariana
A dieta flexitariana usa como base do seu cardápio frutas e legumes. Entretanto não exclui completamente o consumo de carne. Seguindo a dieta é possível perder peso e diminuir as chances de sofrer com doenças cardíacas, diabetes e também ajuda na prevenção do câncer. É uma dieta de longo prazo, mas que traz resultados excelentes para a saúde e bem-estar.
Compartilhamos abaixo receitas para dieta flexitariana:
Creme de lentilhas vermelhas com coco e pão torrado:
Ingredientes Necessários:
-2 chávenas de lentilhas vermelhas
-2 cenouras grandes
-1 lata de leite de coco
-1 pedacinho de gengibre
-2 cebolas grandes
-3 fatias grandes de pão integral torrado
-2 chávenas de caldo de vegetais
-1 folha de louro
-1 colher de sopa de açafrão
-½ bolbo de funcho Pimenta preta recém-moída, sal marinho, azeite e óleo de coco e creme de aveia ou de arroz (este último é opcional).
Modo de preparar:
Corte as cebolas em meia-lua e salteie-as num pouco de óleo de coco e sal marinho, durante 12 minutos.
Junte as cenouras descascadas e cortadas em rodelas, o gengibre, o leite de coco, o caldo, o louro e o açafrão e deixe ferver tudo, tampado, em fogo médio, durante 30 minutos.
Retire o louro e o gengibre. Retifique o sal e a pimenta e reserve um pouco do caldo da cosedura. Triture tudo num robô de cozinha ou com uma varinha mágica para obter um creme homogêneo. Se for preciso mais líquido, use o caldo que reservou.
Sirva numa tigela ou num prato fundo com os cubos de pão torrado por cima e um fio de azeite. Pode decorar com um pouco de creme de aveia ou de arroz.
Salada de espelta com corações de alcachofra:
Ingredientes Necessários:
-1 ¼ de chávena de espelta integral;
-½ chávena de pinhões;
-¼ de quilo de tomate seco ao sol, em conserva com azeite;
-12 alcachofras;
-8 colheres de sopa de vinagre de arroz;
-½ chávena de cebola roxa picada fina;
-½ chávena de salsa fresca picada;
-Azeite, sal marinho, pimenta recém-moída e água q.b.
Modo de preparar:
Lave bem os grãos de espelta e ponha-os de molho toda a noite.
Numa caçarola, com cinco chávenas de água e um pouco de sal, coloque os grãos de espelta em lume forte. Quando levantar bem a fervura, baixe o lume para médio-baixo e tape. Deixe cozinhar, durante 90 minutos.
Em uma caçarola pequena, torre ligeiramente os pinhões,durante dois a três minutos, com atenção para que não alourem em excesso. Reserve.
Escorra o tomate e corte-o em juliana. Reserve o azeite da conserva. Numa tigela, coloque a cebola, tempere com uma pitada de sal e misture bem. Deixe repousar durante 30 minutos.
Tire as folhas exteriores das alcachofras e descasque-as até ficarem só os corações. Corte-os em quartos, tire a parte fibrosa do interior e coza-os em água e sal marinho, durante cinco minutos. Escorra.
Numa tigela grande, misture o vinagre, uma colher de sopa do azeite do tomate e duas colheres de azeite puro. Junte o tomate, a espelta, os corações de alcachofra, a cebola bem escorrida, a salsa e os pinhões e envolva tudo muito bem.
Frango Marinado com Salada de Espinafres e Frutos Secos:
Ingredientes Necessários:
-4 peitos de frango biológico (150 g cada um);
-30 ml de molho de soja tamari;
-20 g de mugi miso;
-800 g de folhas de espinafre;
-40 g de rúcula;
-8 tomate-cereja;
-60 g de nozes, amêndoas ou avelãs;
-20 g de sementes de girassol ou de abóbora;
-80 g de queijo curado;
-Ervas aromáticas e especiarias preferidas como orégãos, alecrim, tomilho, azeite, sumo de um limão, óleo de abóbora virgem extra e óleo de cânhamo virgem extra.
Modo de Preparar:
Coloque o frango a marinar, no mínimo, durante três horas, mas é melhor que seja de véspera, com as ervas aromáticas, 20 ml de molho tamari e 20 ml de azeite e sumo de limão.
Cozinhe os peitos de frango na frigideira, deixe arrefecer e corte-os em filetes.
Faça um molho de vinagrete com 30 ml de azeite, 30 ml de óleo virgem de cânhamo, 10 ml de tamari, o miso e 30 ml de sumo de limão.
Elabore uma salada com o frango, o tomate-cereja cortados em quartos, pedaços de queijo, os frutos secos, as sementes, os espinafres e a rúcula. Tempere com o molho de vinagrete e sirva.
Tarte raw de maçã:
Ingredientes Necessários:
Para a base
-200 g de amêndoas
-20 tâmaras
-1 colher de chá de sementes de anis
Para o recheio
-500 g de maçã
-1 colher de chá de canela em pó
-Sumo de ½ limão
Modo de preparar:
Deixe as amêndoas de molho, oito horas. Depois, passe-as por água e triture-as bem, juntamente com as tâmaras e o anis em pó, até obter uma massa moldável. Verta a massa para uma forma com cerca de 1 cm de altura.
Para fazer o recheio, descasque e rale as maçãs, junte a canela em pó e o sumo de limão e misture tudo muito bem.
Deite o recheio sobre a base e decore a tarte polvilhando com um pouco de canela.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Uma das dietas que tem sido a mais escolhida no momento! Deixe seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!