Saúde e Beleza

Dieta Dukan – O Que É e Prós e Contras

Dieta-DukanAo contrário do que muitos pensam, dieta é bem diferente de regime, os dois visam quase sempre o mesmo resultado, porém não são feitos da mesma forma. O regime baseia-se em uma restrição alimentar e visa um resultado a imediato, e muitas vezes não respeitando a saúde e os limites do corpo, trazendo problemas sérios como a anemia. Além do famoso efeito sanfona, pois depois de certo tempo a pessoa ganha novamente o peso que perdeu, e às vezes até mais. Já a dieta, que nem sempre visa a perda de peso, visa em fazer uma reeducação alimentar, isso de acordo com as necessidades do corpo, como foi dito, nem sempre visa a perda de peso, a dieta pode ser adota por fatores como diabetes e pressão alta, e até mesmo ganha de peso. Diferente do regime, que se espera um resultado em curto prazo, a dieta procura balancear a alimentação da pessoa, sempre focando a saúde. Existem milhares de dietas que se pode fazer, mas vamos conhecer uma delas, a chamada Dieta Dukan.

O Que É Dieta Dukan

A Dieta Dukan é também conhecida como Dieta Francesa, foi criada por uma nutricionista francês chamado Pierre Dukan. É muito parecido com a Dieta Atkins, que foi muito discriminada por médicos e nutricionistas na época em que foi lançada nos EUA em 1960 pelo fato de permitir o uso de bacon e carnes gordas. A Dukan é basicamente proteínas e gorduras, e uma redução gritante de carboidrato nas refeições. Ela é feita em quatro fases, as chamadas, fase de ataque, fase de cruzeiro, fase consolidação e fase de estabilização permanente.

Prós e Contras

diet-dukan-ligthVamos ver os prós e os contras de cada fase dessa dieta, e ver se ela é realmente um bom método de emagrecimento.

Fase de Ataque

Prós: a primeira fazer leva a um emagrecimento rápido, isso trás incentivo para a pessoa que for fazer a dieta, além de poder comer os alimentos dessa determinada fase a vontade e em qualquer hora.

Contras: o não consumo de carboidratos nessa fase pode trazer alguns problemas para o organismo tais qual comprometimento do sistema nervoso trazendo irritabilidade, fadiga, fraqueza, gases, e desconforto como o mau hálito.

Fase de  Transição

Prós: também é marcada pela redução de peso. A diferença é que são acrescentados vegetais e legumes no cardápio. Os legumes podem ser consumidos com um pouco de óleo ou azeite de oliva, que é muito benéfico para a saúde.

Contras: os nutrientes nessa fase continuam sendo escasso além de não conter frutas e sais minerais que são importantes para o bom funcionamento do organismo.

Fase de Consolidação

Dieta-Dukan-aliemntos

Prós: é aderido ao cardápio pães e arroz, o que trás carboidrato, isso faz que o funcionamento do organismo melhore.

Contras: por ter a refeição livre, sem horários e o acréscimo do carboidrato, o organismo que já estava lento, fica mais ainda mais devagar, isso resulta em estoque de gordura e menor concentração de massa muscular.

Fase de Estabilização

Prós: como foco de toda dieta que é manter uma alimentação balanceada, essa é a fase em que se mantém o peso ou perde, além é claro da alimentação equilibrada.

Contras: não ter a quantidade de refeições que se deve fazer pode gerar um descontrole e ganho de peso.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.