Dieta Dukan – O Que É e Prós e Contras
Ao contrário do que muitos pensam, dieta é bem diferente de regime, os dois visam quase sempre o mesmo resultado, porém não são feitos da mesma forma. O regime baseia-se em uma restrição alimentar e visa um resultado a imediato, e muitas vezes não respeitando a saúde e os limites do corpo, trazendo problemas sérios como a anemia. Além do famoso efeito sanfona, pois depois de certo tempo a pessoa ganha novamente o peso que perdeu, e às vezes até mais. Já a dieta, que nem sempre visa a perda de peso, visa em fazer uma reeducação alimentar, isso de acordo com as necessidades do corpo, como foi dito, nem sempre visa a perda de peso, a dieta pode ser adota por fatores como diabetes e pressão alta, e até mesmo ganha de peso. Diferente do regime, que se espera um resultado em curto prazo, a dieta procura balancear a alimentação da pessoa, sempre focando a saúde. Existem milhares de dietas que se pode fazer, mas vamos conhecer uma delas, a chamada Dieta Dukan.
O Que É Dieta Dukan
A Dieta Dukan é também conhecida como Dieta Francesa, foi criada por uma nutricionista francês chamado Pierre Dukan. É muito parecido com a Dieta Atkins, que foi muito discriminada por médicos e nutricionistas na época em que foi lançada nos EUA em 1960 pelo fato de permitir o uso de bacon e carnes gordas. A Dukan é basicamente proteínas e gorduras, e uma redução gritante de carboidrato nas refeições. Ela é feita em quatro fases, as chamadas, fase de ataque, fase de cruzeiro, fase consolidação e fase de estabilização permanente.
Prós e Contras
Vamos ver os prós e os contras de cada fase dessa dieta, e ver se ela é realmente um bom método de emagrecimento.
Fase de Ataque
Prós: a primeira fazer leva a um emagrecimento rápido, isso trás incentivo para a pessoa que for fazer a dieta, além de poder comer os alimentos dessa determinada fase a vontade e em qualquer hora.
Contras: o não consumo de carboidratos nessa fase pode trazer alguns problemas para o organismo tais qual comprometimento do sistema nervoso trazendo irritabilidade, fadiga, fraqueza, gases, e desconforto como o mau hálito.
Fase de Transição
Prós: também é marcada pela redução de peso. A diferença é que são acrescentados vegetais e legumes no cardápio. Os legumes podem ser consumidos com um pouco de óleo ou azeite de oliva, que é muito benéfico para a saúde.
Contras: os nutrientes nessa fase continuam sendo escasso além de não conter frutas e sais minerais que são importantes para o bom funcionamento do organismo.
Fase de Consolidação
Prós: é aderido ao cardápio pães e arroz, o que trás carboidrato, isso faz que o funcionamento do organismo melhore.
Contras: por ter a refeição livre, sem horários e o acréscimo do carboidrato, o organismo que já estava lento, fica mais ainda mais devagar, isso resulta em estoque de gordura e menor concentração de massa muscular.
Fase de Estabilização
Prós: como foco de toda dieta que é manter uma alimentação balanceada, essa é a fase em que se mantém o peso ou perde, além é claro da alimentação equilibrada.
Contras: não ter a quantidade de refeições que se deve fazer pode gerar um descontrole e ganho de peso.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!