Dieta

Dieta Dash – Vantagens e Dicas de Como Fazer

A dieta DASH (Dietary Appproaches to Stop Hypertension) foi escolhida pelos especialistas como a melhor para ser seguida no ano de 2015.

dieta-dash-hipertensosEsta dieta foi avaliada e aprovada por médicos do Instituto do Coração de São Paulo através de testes e originalmente foi desenvolvida em Universidades dos Estados Unidos. Testada em laboratório por cientistas foram comprovadas as medidas certas dos alimentos que deveriam ser ingeridos durante a dieta para se controlar a hipertensão e proteger o coração.

A intenção é que os pacientes possam ter acesso com facilidade aos alimentos que devem ser utilizados na dieta inclusive nos outros países e no Brasil se tornou um cardápio bem simples de se conseguir.

Em principio a dieta foi desenvolvida apenas para quem fosse hipertenso ou estava com algum problema no coração mas se observou que alguma modificação na quantidade calórica era possível também auxiliar na perda do peso. Por dia deve-se consumir uma média de 2000 calorias.

Não é uma dieta difícil de ser seguida porque ela apenas sugere alimentos que previnam a hipertensão como fibra, cálcio, potássio e proteína que podemos encontrar nos vegetais e alimentos integrais não permitindo o consumo de sódio e gordura saturada e colesterol inclusive os industrializados. Doces, carne vermelha, o álcool e bebidas açucaradas também são proibidos.

Vantagens:

È uma dieta aprovada por vários estudos e testada nos humanos com eficiência comprovada.dieta-dash-vantagens

Os alimentos inclusos no regime alimentar são altamente saudáveis e nutritivos.

Contem uma grande variedade de comidas e muitas formas de ser preparado acabando assim com a monotonia da maioria dos regimes que conhecemos.

A dieta não sugere apenas a mudança de alimentação ela ressalta a importância de mudança de hábitos no estilo de vida.

O cálcio presente nos alimentos indicados previne a osteoporose e reduz a incidência  casos de neoplasias (tumores) e isso já foi comprovados por novos estudos feito.

A maior exigência da dieta é em relação as porções de alimentos que se vai comer. Deve-se seguir rigorosamente a quantidade indicada de cada alimento.

Abaixo as quantidades ideais:

Dicas de como fazer:

Por dia coma de 4 a 5 porções de frutas. Procure dar a preferências pelas frutas, pois ao transformarem as frutas em sucos as fibras perdem seus valores. Coma fruta com casca e procure evitar frutas enlatadas por conter açúcar.

Para as hortaliças a medida certa é uma xicara se forem cruas, se estiverem cozidas coma apenas meia xicara.dieta-dash-dicas

Dois bifes do tamanho da palma da mão de carne magra ou de ave ou 100 gramas de peixe.

Um copo de leite desnatado, uma fatia de queijo magro ou uma xicara de iogurte porções de laticínios ao todo podem ser três. Quando for escolher os três laticínios indicados na dieta de preferência aos que contenham pouca gordura ou se puder que não tenha nenhuma.

Oito porções de grãos ou cereais consumidos durante o dia e usar como medida meia xícara ou uma fatia de pão.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.

Gostou da matéria?

Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.