Dieta

Dieta Amazônica – Alimentos

Dieta Amazônica ela é feita com ingredientes bem brasileiros. Os especialistas garantem que a alimentação de população ribeirinha pode trazer longevidade e muito mais saúde. Uma cidade do Amazonas, chamada Maués, vem chamando a atenção. Principalmente dos pesquisadores da área da biologia que trata sobre o envelhecimento. Isto porque no município cerca de 60 mil habitantes, o que é 1% da população, ultrapassa a idade de 80 anos e com muita saúde.

Dieta Amazônica – Alimentos

Alimentos da Dieta Amazônica

Os pesquisadores entendem que a dieta guarda elementos que agem na saúde e na expectativa de vida. E que eles podem ser tão bons quanto aqueles encontrados na dieta do mediterrâneo. Frutas regionais, peixes de rio e derivados da mandioca formam a fonte essencial desse modelo alimentar. Diariamente, o “homem da floresta”, como os médicos se acostumaram a chamar  essa população, come castanhas, pupunha, tucumã, guaraná, açaí e cubiu  um fruto da família do tomate. São esses alimentos que ajudam a proteger o sistema imunológico, evitam a concentração de açúcar no sangue  combatendo a diabetes e garantindo mais energia.

Dieta Amazônica – Alimentos

Sabe-se que o açaí é energético por excelência e é rico em magnésio. Já o  guaraná, tomado em jejum todos os dias, aumenta a contração da força muscular. Ele ainda ajuda a manter a memória porque é vaso dilatador cerebral e é anticarcinogênico. Os peixes mais consumidos, como o jaraqui, por exemplo, são muito ricos em ômega 3, 6 e 9 e podem ser facilmente comparados com o salmão. Além disso, a substituição do trigo pelos derivados da mandioca traz vantagens.

Dieta Amazônica – Alimentos

A mandioca contém vitaminas do complexo B em grande quantidade, fibras solúveis e proteínas, além de não conter glúten. E um item importante é que na dieta não esta presente nem o sal nem as frituras. Tudo é bem temperado, mas com cebola, alho, cheiro verde e outras ervas nunca com sal. Os peixes são assados são consumidos assados. Além da dieta a população ribeirinha é muito ativa e não deixa de dormir 8 horas por dia. Desta maneira podem evitar doenças como a hipertensão, incidentes vasculares garantindo melhor qualidade de vida.

Compartilhamos abaixo alguns alimentos da dieta Amazônica:

Carambola: a fruta é bem conhecida em todo o território nacional

Camapu: ingrediente da dieta amazônica, é utilizado no confeito de doces e bolos

Guaraná: pode ser encontrado facilmente em pó.

Graviola: se não for encontrada in natura, a polpa dessa fruta pode ser comprada em supermercados

Jaraqui: é um dos peixes mais populares da região amazônica

Tambaqui: peixe é extremamente rico em gordura saudável e pode ser encontrado congelado em todo o País

Buriti: ingrediente da dieta, também é utilizado em cremes

Cupuaçu: pouco conhecido em sua forma natural, ele é muito utilizado em doces e também em cosméticos.

Mandioca: fácil de ser encontrada em todo o país, ela deve ser consumida com frequência.

Abricó do Para: um dos ingredientes da dieta amazônica.

Açaí: ingrediente da dieta amazônica mais conhecido em todo o País.

Pupunha: é um ótimo substituto para o palmito e muito semelhante a ele.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Uma dieta perfeita para garantir maior qualidade de vida e muita saúde! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.