Economia

Dicas Para Morar Sozinho – Gastos e Planejamento

morar-sozinhoPara os jovens que sonham em sair das casas dos pais, seja para estudar ou conseguir a tão sonhada independência, precisam saber que esse não é um passo fácil de dar. Mesmo com as dificuldades, morar sozinho é um grande avanço e amadurece muito. Por isso, quem deseja sair de casa deve planejar todos os detalhes e saber como controlar os gatos. Trouxemos algumas dicas para planejar o orçamento e os gastos.

Gastos e Planejamento

Na casa dos pais, a pessoa tem mais luxo do que quando passa a morar sozinha, isso porque ela não precisa pagar sozinha todas as contas e nem fazer as compras sozinha também. Quando sai das casas dos pais e passa a morar sozinha, é necessário ter em mente que será preciso economia. Para isso, arrume um jeito de controlar seus gastos, podendo ser em uma planilha do Excel, como uma agenda ou caderno de anotações. Coloque todos os gastos, como contas de água e luz, aluguel, alimentação e etc.
Pense nos gastos também que você precisa reduzir, por menor que seja. Até mesmo um pacote de chiclete que custa R$ 1,50, quando você compra todos os dias, faz uma enorme falta no final do mês. O mesmo é válido para a comida, já que comer em casa além de ser mais saudável, sai muito mais barato que restaurantes ou comida pronta. Na hora de escolher o cardápio, aposte também em frutas, verduras e legumes, pois são mais baratas que comidas industrializadas e você pode comprar em feiras ou quitandas, aproveitando o preço mais baixo que de mercado, para economizar também.
Esqueça TV a cabo no início, você não pode ter esse luxo no início quando precisa montar a sua casa. Quanto à internet, veja se será realmente necessário ter em casa nos primeiros meses. Se você não trabalha com internet em casa, o gasto é desnecessário.
Não dependa das outras pessoas para a sua mudança, mas não esqueça também que uma ajuda pode ser bem-vinda. Converse com sua família e amigos, pergunte se eles têm algum móvel ou algum aparelho eletrônico para doar. No início, qualquer mesinha usada vale ouro. Antes de falar com essas pessoas, você pode listar tudo o que você já tem e que vai levar para a casa nova (como jogo de quarto, televisão e etc.), e faça uma lista também do que você vai precisar.
Quanto ao aluguel, o ideal é que ele seja até 1/4 do seu salário e nunca maior que isso, afinal você
economiza-morar-sozinhoterá outras despesas para se preocupar, como água e luz. Se você é uma pessoa que não fica muito tempo em casa, as contas de água e luz não serão altas e você pode até pagar somente a taxa mínima de consumo da distribuidora (que varia de acordo com a cidade). Mesmo assim, adote hábitos como banho rápido, desligar o chuveiro enquanto se ensaboa, desligar a TV antes de dormir e não dormir com o timer ligado e etc. Toda a economia, por menor que seja, faz a diferença.
Para lavar as roupas,  veja se vale a pena comprar uma máquina no começo, ou se vale a pena lavar a roupa em uma lavanderia. Quanto à mobília da casa, o importante é ter primeiro o essencial, que é chuveiro, fogão, geladeira e colchão. Aos poucos você vai montando sua casa, comprando os móveis e decorando do seu jeito.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.
 

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.