Diversos

Dicas de Cuidados Com Seu Cão no Inverno – Saiba Mais

inverno-caesNão é só o humano que sofre com o inverno rigoroso e o frio intenso. Os pets também sofrem e alguns cuidados devem ser tomados. Existem pessoas que acham exagerado um cão com roupinha e coberta, mas são esses pequenos cuidados que ajudam para a saúde do melhor amigo do homem. Entretanto, há outros cuidados que devem ser tomados para que os cães não sofram e não sejam atingidos por doenças típicas dessa época do ano.

Saiba Mais

Separamos algumas dicas de como cuidar do seu cachorro na estação mais fria do ano. O primeiro passo é não deixar que o cão durma diretamente no chão, mesmo que esteja com cobertas. O ideal é colocar um estrado de madeira ou um calço na casinha do animal. O contato com o chão frio pode prejudicar o bicho e trazer doenças.
Os filhotes e os animais com idade mais avançada tendem a sofrer mais nessa época do ano porque possuem um sistema imunológico mais frágil e correndo um maior risco de contrair doenças. É comum que cachorros velhos sofram com artrose e dores na coluna e articulações. Além disso, os pêlos já não são mais tão eficientes para mantê-los aquecidos, pois com a idade avançada do animal, a camada de gordura já não é mais espessa e os músculos ficam atrofiados.
Não é indicado que a tosa dos animais nessa época do ano, principalmente filhotes e cães idosos. Se for possível, coloque roupinhas quentes no seu animal e cobertores. Pode parecer exagerado, mas ajuda muito a manter o animal saudável. Manter as vacinas em dia também ajuda nessa prevenção.
Sempre que puder, estimule seu pet a tomar banho de sol, mesmo que seja fraco e por pouco tempo.
cachorro-invernoMantenha o lugar do animal arejado, mas sem vento e coberto para que ele não pegue chuva.
Para dar banho nos cachorros, procure fazer isso na hora mais quente do dia e depois, utilize um secador para ajudar a secar os pelos. Em caso de pouca sujeira, pode optar pelo banho seco, que é feito com gel ou lenço umedecido. Isso mantém o cão limpo e prolonga a duração do banho.
Fique sempre atento às doenças de inverno. As mais comuns nessa época são a cinomose, "tosse dos canis" (que é uma espécie de bronquite infecciosa canina) e a pneumonia. Na tosse dos canis, também conhecida como gripe canina, os sintomas são tosse ruidosa e secreção nasal. Os sintomas da cinomose aparecem em forma de febre, corrimento nasal, catarro, espirros, tosse e secreção nos olhos. Já a pneumonia apresenta tosse, febre e falta de apetite. Aos sinais desses sintomas, procure um veterinário para indicar medicamentos ou tratamentos corretos para o animal.
Tomando esses cuidados, você evita doenças para seu bichinho de estimação e ainda o protege do frio. Procure sempre um veterinário em caso de doenças ou sinais estranhos nos cães.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.