Saúde

Diabetes Gestacional – Causas, Sintomas e Tratamento

Diabetes gestacional acontece em algumas mulheres durante o período de gravidez quando existe a elevação da quantidade de açúcar do sangue provocando alterações e que costuma normalizar após o nascimento do bebê.

diabetes-gestacional-causas-sintomas-e-tratamento

Causas da Diabetes Gestacional

Não se conhece verdadeiramente como a diabetes gestacional se desenvolve. Mas sabe-se que o diabetes normal acontece quando pâncreas não consegue produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para abastecer as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada. Qualquer mulher pode desenvolver diabetes gestacional, entretanto algumas mulheres podem estar em maior risco.

diabetes-gestacional-causas

Abaixo compartilhamos alguns fatores de risco de diabetes gestacional:

– Idade superior a 25 anos;

– Histórico familiar de diabetes;

– Diabetes gestacional anterior;

– Bebês de gestações anteriores que nasceram com mais de 4 kg;

– Gestação anterior com bebê natimorto inexplicável;

– Tolerância à glicose diminuída ou glicemia de jejum alterada;

– Aumento do líquido amniótico;

– Excesso de peso antes da gravidez;

– Ganho excessivo de peso na gravidez;

– Raças negra, hispânica, indígena ou asiática.

Sintomas da Diabetes Gestacional

É muito raro ter-se sintomas na diabetes gestacional, por isso é imprescindível que se faça os exames periódicos durante toda gravidez principalmente entre as semanas 24 e 28. Principalmente porque o açúcar quando esta muito alta no sangue pode causar problemas na mãe e no bebê.

diabetes-gestacional

Abaixo compartilhamos alguns sintomas de diabetes gestacional:

– Aumento da sede;

– Aumento da micção;

– Aumento da fome;

– Visão turva.

Mas sabemos que a gravidez pode causar  esses sintomas normalmente na maioria das mulheres, então só isso não significa que a mulher tem diabetes. É necessário que converse sempre com o médico caso tenha esses sintomas e não deixe de fazer os exames pré-natais.

Tratamento de Diabetes Gestacional

O tratamento durante a diabetes gestacional deve ser feito tendo em vista o estilo de vida da grávida para que a doença não se agrave e acabe prejudicando o desenvolvimento do bebê.

diabetes-gestacional-causas-sintomas

Abaixo compartilhamos alguns cuidados para diabetes gestacional:

Monitorar o açúcar no sangue durante toda a gravidez ao menos de 4 a 5 vezes ao dia.  Logo pela manhã em jejum e após cada refeição.

É preciso ter uma dieta saudável com os alimentos certos e em porções adequadas isso é um dos principais fatores para controlar o açúcar no sangue e também evitar o ganho de peso. Para isso inclua frutas, legumes e grãos integrais e limite a ingestão de carboidratos e doces. O indicado é que consulte uma nutricionista ou endocrinologista para criar um plano de refeições perfeito para este período.

É necessário que faça exercícios porque a atividade física deve ser regular de maneira a manter o bem estar durante a gravidez e depois também. Fazer exercícios reduz o nível de açúcar no sangue e estimula o corpo a mover a glicose para as células usando-a como energia.

Monitorar cuidadosamente o desenvolvimento do bebê e seu crescimento com ultrassons e outros exames.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Diabetes gestacional um problema silencioso e os exames periódicos durante a gravidez são muito importantes! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.