Dia das mães

Dia das Mães – Origem – E Como Surgiu

Dia das Mães, como foi sua origem e como surgiu, curiosidade para que você fique sabendo sobre esta data tão respeitada e querida por todos.

No início do século XVII na Iglaterra o quarto domingo da Quaresma era dedicado às mães das operárias inglesas e as trabalhadoras folgavam para ficar com as mães em casa. Era chamado de Mothering Day e originou um bolo para as mães com o nome de mothering cake feito para comemorar o dia.

dias-das-maes-anna-jarvisEm 1905 no Estado da Virgínia Ocidental uma americana Anna Jarvis foi quem lançou uma campanha para que fosse criado o Dia das Mães. Ela era filha de pastores e havia perdido sua mãe entrando em grande depressão.

Suas amigas preocupadas com seu sofrimento resolveram fazer uma festa para manter acesa a lembrança da mãe de Anna. Ela então com a intensão de fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais quis que esta festa fosse para todas as mães vivas ou mortas onde seus filhos pudessem lembrar e homenagear suas mães.

Foram três anos de luta para Anna conseguir que fosse criado o dia das Mães e a primeira celebração oficial aconteceu em 26 de abril de 1910 quando o dia foi incorporado ao calendário de datas comemorativas do Estado da Virgínia Ocidental, pelo então, governador Williarn E. Glasscock.

Em seguida outros estados americanos incorporaram em seus calendários o dia da comemoração.

Apenas em 1914 Woodrow Wilson presidente dos Estados Unidos oficializou a comemoração estendendo a todos os estados, estabelecendo assim o Dia Nacional das Mães que seria comemorado todo segundo domingo de maio. Sugestão da própria Anna Jarvis e que foi adotada posteriormente por mais de 40 países.

O desejo de Anna se realizou mas o Dia das Mães acabou por entristece-la pois ela dizia “Não criei o dia das mães para ter lucro” sendo que a data se tornou um dia lucrativo para comerciantes principalmente aqueles que vendiam o cravo branco símbolo da maternidade.

Anna lutou durante toda sua vida para que todos reconhecessem a importância das mães costumava dizer “O amor de mãe édia-das-maes-origem-e como-surgiu diariamente novo”. Morreu em 1948 aos 84 anos e ironicamente nunca chegou a ser mãe.

Na realização da primeira missa das mães Anna enviou 500 cravos brancos para a igreja de Grafton e um telegrama para a congregação dizendo que todos deviam pegar uma flor,  mas as mães pegariam dois cravos.

No Brasil a primeira celebração foi no dia 12 de maio de 1918 e foi comemorado pela Agregação Cristã de Moços de Porto Alegre. Foi o Presidente Getúlio Vargas quem instituiu o dia das mães no segundo domingo de maio e em 1947, e a igreja católica adotou a data em seu calendário oficial por decisão do Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro Dom Jaime de Barros Câmara.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.

Gostou da matéria?

Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.