Com o alto consumo, muitos produtos quando de sua vigência, nada de risco oferece pois está no seu pleno funcionamento. O perigo só está prestes a ocorrer quando o produto perde o seu efeito e assim ao ser descartado irregularmente pode oferecer riscos a vida. Como é o caso de pilhas e baterias que na sua composição possuem substâncias tóxicas: mercúrio, cádmo, chumbo, zinco-manganês e alcalino-manganês, que prejudicam à saúde e meio ambiente.
Estudos revelaram que determinadas químicas que compõem as pilhas e baterias, podem apresentar à anemia, problemas neurológicos e o surgimento de cânceres. Descartado no meio ambiente, os conteúdos químicos das pilhas e baterias irão contaminar o solo, vegetação e chegar-se-á nos lençóis freáticos que então poderá ser consumido por alguém e ter um fim trágico.
Normas do Ibama
O IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, instituiu novos princípios sobre pilhas e baterias no país, que valerá para a fabricação, acondicionar, transportar, usar, descartar e reciclagem desses produtos.
No regulamento inclui fabricantes nacionais, importadores e recicladores. Nas três modalidades, os responsáveis tem a obrigação de fazer relatório anual para expor quais foram as medidas tomadas no caso em questão.
Assim sendo, as empresas deverão minutar a nova metodologia nos rótulos, nas embalagens e nos manuais de pilhas e baterias, objetivando informar os consumidores com referência aos descartes e reciclagem dos produtos.
Ainda conforme o IBAMA, a recomendação é que as lixeiras possuem um "X" sobre elas, juntamente com o texto: "Após o uso, as pilhas e/ou baterias deverão ser entregues ao estabelecimento comercial ou rede de assistência técnica autorizada".
Onde e como fazer o descarte
Postos de coletas:
Pilhas e Baterias: Drogaria São Paulo
Baterias de celulares: Lojas Vivo, Claro, Tim e Oi; Rede de assistência técnica autorizada; Revendedores.
Baterias industriais e automotivas: Rede de assistência técnica autorizada; Revendedores.
http://youtu.be/5UrAwOzTbuM
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários