Saúde

Depressão em Cachorro – Causas, Sintomas e Tratamento

depressao-caoQue já está mais que comprovado que o cão é o melhor amigo do homem isso não é mais novidade para ninguém. Mas assim como nós, os parceiros caninos têm sentimentos e sensações, ficam felizes, tristes, chateados, bravos, dengosos, enfim, você que tem um pet sabe bem como é, eles são como verdadeiras crianças. Porém como nós, os cachorros também sofrem de algumas coisas que são tão sérias para nós quanto para eles. A depressão canina pode chegar e afetar totalmente o desenvolvimento do seu animal. Veja a seguir como discernir se seu cachorro está com depressão e como tratar.

Causas Depressão em Cachorro

Existem muitos os motivos que podem deixar o animal deprimido, os cães tem uma sequencia genética que os deixam vulneráveis a alteração de humor. Mudar a rotina dos bichinhos de forma muito brusca, por exemplo, pode mexer muito com o sentimento dos cães, mudanças muito, além da mudança de ambiente pode fazer com que ele se sinta estranho.

depressao-cachorroComo nós, os cães também sentem muito a falta de pessoas queridas, morte de alguém muito próximo ou até mesmo se a pessoa for embora, é uma grande porta para desengatilhar uma depressão. Tira-los de perto de seus companheiros, seja de um parceiro (fêmea ou macho), ou outro animal que ele esteja acostumado a viver é um grande fator.

Quando outro pet é adotado pela família, o seu cãozinho pode se sentir enciumado ou até mesmo rejeitado, deixando-o deprimido.

Um dos maiores fatores que podem desencadear uma depressão é o sentimento de abandono e solidão.

Com essas informações você pode saber se o seu cãozinho está com depressão e pode saber como trata-lo

Sintomas

Os sinais que indicam se o animal está ou não com depressão são bem aparentes.

  • depressao-petApatia;
  • Falta de apetite;
  • Tristeza;
  • Falta de interação;
  • Isolamento;
  • E não aceita toques.

Esses sintomas podem parecer de forma rápida ou bem lenta, cabe ao dono perceber esses sinais que são os mais comuns e aparentes.

Tratamentos

Antes de qualquer tipo de tratamento é necessário que um profissional examine o seu pet. Os veterinários podem receitar alguns remédios, medicamentos e atividades. Esses tratamentos e indicações serão feitos de acordo com o nível de intensidade da depressão. Além dos antidepressivos, os cães podem participar de sessões terapêuticas.

Uma indicação é dar extrema atenção para o animal, não só nessa ocasião, mas sempre, para que não ocorram esses problemas e porque eles sentem necessidade de amor, carinho e atenção.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.