Saúde

Degeneração Macular Relacionada à Idade – Sintomas e Tratamento

Degeneração Macular Relacionada à Idade ou DMRI. Ela pode causar perda irreversível da visão quando não diagnosticada precocemente. A mácula é a área da retina responsável pelo centro da visão. É através dela que é possível enxergar detalhes tais como reconhecer o rosto das pessoas ou ler um livro.

Degeneração Macular Relacionada à Idade – Sintomas e Tratamento

Sintomas de Degeneração Macular Relacionada à Idade

A doença esta dividida em dois tipos, a seca  ou atrófica, que acontece de forma mais suave, causando a perda gradual da visão e a úmida ou exsudativa, que pode acabar provocando a perda total da visão. O exame de fundo de olho pode indicar a doença. Entretanto para existir a confirmação do diagnóstico são realizados outros exames específicos como a retinografia e a angiofluoresceinografia.

Degeneração Macular Relacionada à Idade – Sintomas e Tratamento

Compartilhamos abaixo sintomas da degeneração macular:

-Perda de visão para leitura;

-Dificuldade em reconhecer o rosto das pessoas;

-Mancha escura na visão;

-Dificuldade de adaptação ao escuro;

-Enxergar as cores mais desbotadas;

-Distorção na visão, chamada de metamorfopsia.

Tratamento Para Degeneração Macular Relacionada à Idade

A Degeneração Macular Relacionada à Idade é a doença do fundo dos olhos, que ocorre em alguns a partir de 60 anos e é a causa mais comum de cegueira nesta faixa etária. Não é possível se dizer a causa com precisão, mas existem alguns fatores de risco que aumentam a chance de se ter a degeneração da Mácula.

Degeneração Macular Relacionada à Idade – Sintomas e Tratamento

Compartilhamos abaixo possíveis causa da degeneração macular:

-Predisposição genética;

-Exposição à luz solar e aos raios ultravioleta;

-Hipertensão;

-Obesidade;

-Ingestão exagerada de gorduras vegetais;

-Dietas pobres em frutas, verduras e zinco;

-Fumantes ativos e passivos estão mais sujeitos.

Compartilhamos abaixo alguns tratamentos para  degeneração macular:

A melhor maneira de evitar os casos mais graves é fazer periodicamente um mapeamento de retina com o oftalmologista. Existem alguns tratamentos eficientes na melhoria e controle da doença. O alastramento de vasos sanguíneos causados pela degeneração macular, por exemplo, pode ser controlada aplicando-se no local raios laser. Este tratamento se chama terapia fotodinâmica.

Outra maneira de combate a degeneração macular é usando a injeção intraocular de agentes que reduzem a proliferação de vasos sanguíneos. Mas, no geral. Somente em casos especiais é realizada a extração cirúrgica dos vasos sanguíneos acumulados na mácula. A indicação de cada tratamento depende da avaliação médica com o Oftalmologista especialista em Retina. Além destes tratamentos é preciso que o paciente faça mudanças nos hábitos diários, diminuindo consumo de gordura, uma alimentação equilibrada, controle de pressão arterial e, em caso de pacientes fumantes, o cigarro deve ser abandonado.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Se tiver alguns destes sintomas aqui compartilhado procure imediatamente um oftalmologista para tratamento adequado! Deixe seu comentário

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.