Receitas

Dadinho de Tapioca – Receitas

Dadinho de Tapioca é uma opção bem nutritiva e que é fácil de fazer. Pode ser um toque  a mais no café da manhã ou como aperitivo nas tardes com os amigos nos finais de semana. Com poucos ingredientes também é uma escolha mais em conta.

Dadinho de Tapioca - Receitas

Receitas Para Dadinho de Tapioca

O dadinho de tapioca pode ser servido com alguns molhos. Eles devem ser um pouco mais fortes, por exemplo, de pimenta ou molhos agridoce são os que mais combinam com o sabor do dadinho de tapioca.

Dadinho de Tapioca - Receitas

Compartilhamos abaixo algumas receitas:

Dadinho de tapioca com leite coalho:

Ingredientes Necessários:

-250 Gramas de tapioca granulada;

-250 Gramas de queijo coalho;

-500 Ml de leite quente;

-Pimenta branca a gosto;

-Sal a gosto.

Modo de preparar:
Rale o queijo coalho e misture em uma vasilha com o leite quente e a tapioca, misture bem para que não fique bolinhas. Adicione o sal e a pimenta e continue mexendo até ficar uma misture cremosa firme. Despeje em uma assadeira forrada com plástico (para facilitar o desenformar) e cubra com papel filme. Deixe resfriar em temperatura ambiente e leve à geladeira por pelo menos 2 horas. Tire da geladeira, desinforme, corte em quadradinhos e frite. Pode ser servido com molho de pimenta ou mel. Esta receita rende em torno de 40 dadinhos.

Dadinho de tapioca com gengibre:

Ingredientes Necessários:

-500 gr. de Tapioca em Flocos;

-500 gr. de Queijo Coalho (ralado);

-500 ml. de Leite;

-Melaço;

-Gengibre (picadinho);

-Sal;

-Pimenta do Reino.

Modo de Preparar:

Em uma tigela a tapioca com o queijo coalho (pode ser com as mãos mesmo). Em uma panela esquente o leite e jogue a misturinha, tempere com sal e pimenta do reino. Mexa bem até formar uma pastinha. Despeje em uma forma baixa, forrada com plástico filme, ajeite para ficar bem lisinho e leve à geladeira por 2 horas. Depois é só cortar em quadradinhos (ou palitinhos ou o formato que preferir) e fritar em óleo bem quente. Para acompanhar em um pote pequeno misture melaço com gengibre picadinho.

Dadinho de tapioca com castanha do Pará:

Ingredientes Necessários:

-Tapioca granulada – 1 xícara (170 g);

-Castanha do Pará – 1 1/4 xícara (170 g);

-Levedura de cerveja – 1 colher de sopa (7 g);

-Sal – 1 colher de chá (5 g);

-Pimenta do reino – a gosto (opcional).

Modo de Preparar

1- Em um recipiente coloque as castanhas e cubra com água. Deixe de molho por pelo menos 4 horas.
2- Escorra a água e lave bem as castanhas em água corrente.
3- Transfira para o liquidificador e adicione 350 ml de água. Bata bem até triturar as castanhas, como se fosse fazer leite vegetal, porém não será coado.
4- Transfira o líquido para uma panela e leve ao fogo médio até levantar fervura.
5- Em uma tigela, misture a tapioca granulada com o sal, a levedura e a pimenta do reino. Junte a castanha batida ainda quente aos poucos, mexendo sempre para não formar grumos. Mexa até a massa começar a firmar.
6- Experimente e acerte os temperos se necessário.
7- Forre uma fôrma (usei uma com 25 cm X 16 cm) com filme de PVC para facilitar na hora de desenformar. Despeja a mistura e espalhe nivelando com as pontas dos dedos ou com as costas de uma colher. Deixe esfriar até atingir ambiente, e leve à geladeira por pelo menos 2 horas.
8- Pré aqueça o forno a 200 °C.
9- Desinforme a massa gelada e corte em cubinhos.
10- Disponha em uma assadeira e leve ao forno preaquecido por cerca de 30 minutos, ou até ficar levemente dourado e com casquinha crocante.
11- Sirva ainda quente acompanhado de geleia ou molho de pimenta agridoce (receita abaixo). Rendimento: cerca de 70 dadinhos

Dadinho de Tapioca assados:

Ingredientes Necessários:

-Tapioca granulada 250 g;

-Queijo de Coalho 250 g;

-Leite quente 500 ml;

-Sal 8 g (pode variar de acordo com o sal do queijo);

-Pimenta branca 1 pitada.

Modo de preparar:

Misture o queijo ralado e a tapioca e junte ao leite bem quente, mexendo sempre para não formar grumos. Acrescente os temperos e continue mexendo até a mistura começar a firmar. Despeje em uma assadeira forrada com plástico (para facilitar o desenformar) e cubra com papel filme. Deixe resfriar em temperatura ambiente e leve à geladeira por pelo menos 3h. Corte em cubos e frite por imersão a 180º C até dourar. Sirva com molho de pimenta  Rende 8 porções

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? A tapioca é um ingrediente que já faz parte da rotina alimentar de muita gente! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.