Saúde

Cuidados Na Hora da Refeição do Bebê – Dicas e Erros Comuns dos Pais

dicas-cuidados-alimentacao-bebeQuando um filho nasce, a mulher muda e seu lado materno aflora, mesmo as mamães de primeira viagem. No entanto, há algumas dúvidas na hora de alimentar os pequenos, e muitos pais acabam cometendo alguns erros, principalmente quando a criança prefere brincar ao comer. Selecionamos algumas dicas dos cuidados com a alimentação e de como os pais devem agir.

Dicas

Uma alimentação saudável, principalmente quando o bebê ainda é muito pequeno, antes dos seus meses, é recomendado que o único alimento seja o leite materno. O leite, além de saudável e ajudar na imunidade, ajuda a estreitar a relação da mãe com a criança. Outro ponto importante que é necessário destacar é que quando a criança se alimenta do leite materno, a mãe deve seguir uma dieta balanceada, pois o sabor do leite muda conforme  a dieta da mãe. Quanto mais saudável a dieta da mãe for, mais saudável será a do bebê.
A partir dos seis meses, a criança começa a se alimentar com outros alimentos, como papinha de frutas ou legumes. Não faça uma mudança radical no cardápio da criança, prefira papinhas que possuam um gosto doce, como os legumes doces como a cenoura ou beterraba.
Conforme a criança for crescendo, novos alimentos devem ser inseridos no cardápio. Mas lembre-se que essa fase da criança é muito importante e ajuda a definir alguns hábitos que ele vai carregar para a vida toda, incluindo o tipo de alimentação que ele terá.
Sempre estabeleça horários para as refeições da criança, o jantar sendo sempre cedo, por volta das 18h00. Nos intervalos entre as refeições, sempre ofereça alguma fruta ou até mesmo o leite.
Dar um biscoito ou um pão para o pequeno comer quando ele já tem por volta dos seis meses, ajuda a estimular e dar força aos dentinhos que irão nascer.
É importante lembrar que as funções digestivas das crianças tendem a mudar conforme sua dieta ou introdução de novos alimentos para o cardápio
.

 Erros Comuns dos Pais

Os pais cometem erros na hora de alimentar os seus filhos, e geralmente isso ocorre quando a criança ou não quer comerCriança-Comendo-Lanche porque leva na brincadeira, ou porque prefere comer outra coisa no lugar da comida. Seja por qualquer motivo, os pais muitas vezes procuram meios de fazer a criança aceitar a comida que está oferecendo.
Uma das maneiras é forçar a comida para a criança quando ela se recusa a comer. Isso não é recomendado, pois pode traumatizar a criança com más lembranças. Outra forma é barganhar a criança, falando que é apenas a última colherada para que o pequeno continue comendo a refeição que ele está rejeitando.
Outro erro muito comum é a chantagem. Os pais tentam convencer o filho a comer falando que se isso acontecer, ele ganhará outro brinquedo ou farão algum tipo de passeio. A criança acaba mal acostumada e sempre vai querer uma recompensa.
E por último está as brincadeiras e distrações na hora da alimentação, como tablets e TVs. A hora do almoço ou jantar deve ser tranquila e sem nada que tire o foco da refeição.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.