Diversos

Cuidados de Como Dar Banho em Gatos – Dicas e Vídeo

gato-com-touca-de-banhoVocê provavelmente já ouviu falar da expressão "banho de gato", pois os bichanos costumam se limpar sozinhos, várias vezes por dia. Muitas pessoas acreditam e afirmam que o gato consegue se manter limpo devido a esse hábito de sua natureza e que eles não precisam de banho com água, mas isso é mito. O banho no gato ajuda a retirar as impurezas que ele não consegue fazer sozinho, além de controlar pulgas, e é principalmente indicado para gatos de pelos longos, como persa. Não é necessário dar banho no gato todos os dias ou uma vez por semana, você pode fazer isso quinzenalmente.

Dicas

gato-banho

Algumas pessoas acham que não conseguem dar banho nos gatos porque moram em apartamento, ou por não possuírem os aparelhos apropriados como os que você encontra no pet shop.  Ou então, afirmam que não banho no veterinário é muito caro e nem sempre conseguem levá-los para tomar banho. Mas o banho dos bichanos pode ser dado em casa, debaixo do chuveiro.
O banho ajuda o animal a se refrescar, mas a água não pode estar muito fria e nem muito quente também. É indicado que a água esteja sempre morna, mais ou menos da temperatura do corpo do animal.
Se o banho for usando chuveiro, usando uma banheira de plástico ou não, sempre abra o chuveiro antes de o gato entrar no box, para que ele não se assuste com a água ou o som.
Para proteger as orelhas e evitar que entre água, o que pode causar otite (inflamação no ouvido), utilize pedaços de algodão no ouvido do pet. O algodão deve ser retirado após o banho. Para proteger os olhos do animal, você pode usar pomada oftálmica neutra, mas elas são indicadas somente por veterinários.
Use um sabonete próprio para pets, pois eles têm propriedades específicas para o animal. Caso você não tenha o sabonete para animal, no máximo use um sabonete infantil, pois são mais suaves. Mesmo com os
como-dar-banho-em-gatoouvidos e os olhos protegidos, cuidado na hora de higienizar a cabeça e focinho do animal.
Toalha grande e macia são indicadas para secar os gatos, mas elas não são totalmente eficazes e não secam o bichano por completo. Nos dias mais quentes, você pode deixar o seu gato secar os pelos naturalmente no sol, ou pode usar um secador de cabelo para terminar de secá-lo. Se for utilizar o secador, não deixe na temperatura máxima porque pode causar queimaduras no animal, prefira uma temperatura morna.
Depois que o gato estiver totalmente seco, escove os pelos. A escovação ajuda a eliminar os pelos mortos e deve ser feita mesmo sem o banho, pois evita que o animal solte pelos pela casa.
Outros cuidados pós-banho devem ser feitos. Limpe o ouvido e a parte externa da orelha do felino com um cotonete seco ou umedecido em álcool. Cuidado para não enfiar o cotonete muito fundo na orelha do gato, pois pode causar ferimentos. É importante também sempre cortar as unhas. Como as unhas dos gatos são retráteis, pegue a pata do animal e faça uma leve pressão para as unhas ficarem expostas. Corte apenas a ponta. Isso evita também do gato ficar arranhando sofás e cortinas.

Vídeo de Como Dar Banho em Gatos

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário. 

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.