Cuidados Com os Cães no Verão – Dicas e Como Fazer
Cuidado com os cães no verão já que todos concordam que é uma delicia pegar nosso amiguinho e sair de casa para uma viagem, um passeio para fazer exercícios, correr, jogar bola, apenas para vê-lo brincar e ficar feliz. Mas é importante saber que o cãozinho não transpira como nós humanos.
Dicas Cuidados Com os Cães no Verão e Como Fazer
O calor ardente em um dia quente pode alterar os cães ao superaquecimento (hipertermia) e, eventualmente, a insolação. Muitos associam aquela língua pendurada para fora da boca como um sinal de cansaço e calor. E já deve ter ouvido falar que é assim que eles transpiram. O cão não sua na verdade para resfriar seu corpo, o cão arfa um “arf-arf” que ele faz com a língua de fora e uma respiração forte. É dessa maneira que ele coloca para fora o ar quente e úmido, enquanto respira o ar frio. Quando o cão fica superaquecido ele age letargicamente, ou talvez confuso. Suas gengivas e língua podem apresentar vermelhidão, e ele ficará fortemente ofegante. O cão pode vomitar, entrar em colapso, ter uma convulsão e pode inclusive entrar em coma. Então, como vimos é uma situação perigosa que requer cuidados.
Abaixo compartilhamos algumas dicas de cuidados com os Cães no verão:
Cuidado com as patas: Devemos estar atentos ao chão quente antes de sair para passear com o cachorro, coloque suas mãos no chão, se você não suportar pense como a pata do seu cachorro vai ficar neste calor. O contato das patas com o chão muito quente pode ferir as patas do seu amigo.
Passeios do cachorro: Respeite o horário ideal para passear com o seu cachorro que deve ser antes das dez da manhã ou depois das dezessete horas, porque o sol está menos intenso, e com certeza ele estará mais disposto para passear nesses horários. Não se esqueça de dar água para ele antes de sair de casa, leve uma garrafinha para ir dando água para ele que também será bom.
Água fresquinha: Troque a água várias vezes por dia. Só não de água congelada para ele use sempre água filtrada e fresquinha pode deixa-la alguns minutos na geladeira ele irá adorar.
Cães presos: Não o deixe seu cão preso dentro do carro, mesmo que sejam uns minutinhos, deixe as janelas entre abertas, para que possa entrar o ar. É comum donos de cachorros que vão ao supermercado, por exemplo, e deixa o seu melhor amigo trancado dentro do carro por um bom tempo. Ou, se você tem um cachorro bravo e precisa deixa-lo preso em casa, tenha certeza de que onde ele está não tenha sol o dia inteiro, coloque-o num lugar onde seja mais fresco e com sombra.
Banhos: Enquanto for verão de banhos mais frequentes, pelo menos umas três vezes na semana. Mantenha os seus pelos tosados, cachorros com muito pelo e ou com pelo escuro sofrem mais no verão, porque os pelos mais escuros absorvem os raios do sol.
Cães mais idosos ou filhotes: O ideal é não fazer exercícios agitados com ele, por exemplo, sair para uma corrida ou uma caminhada mais rápida, se for necessário para ele fazer exercícios, faça em local e horário apropriado e faça exercícios mais leves.
Protetor Solar: Isso mesmo já existe protetor solar próprio para cachorros, é indicado principalmente para cães de pelos mais claros.
Roupinhas: Não faça isso durante o verão, o cão não precisa estar sempre na moda principalmente com o calor, ele irá se sentir como se estivesse dentro de um forno, se quiser use apenas um bonezinho nele.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Cuidados com seu melhor amigo durante o verão trate-o com amor!! Deixe seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!