Diversos

Cuidados Com Aquário – Passo a Passo de Limpeza

Cuidados Com Aquário do seu peixe são importantes para que ele possa viver mais. E manter a água limpa e livre de resíduos é importante para a saúde dos animais. Quando acontece o acúmulo de resíduos e algas, a quantidade de oxigênio disponível na água acaba por diminuir, dificultando a respiração dos peixinhos.

Cuidados Com Aquário – Passo a Passo de Limpeza

Passo a Passo de Limpeza Nos Cuidados Com Aquário

O ideal é fazer a limpeza uma vez por semana sendo o suficiente para manter o ambiente aquático saudável. Entretanto deve-se pedir orientação para um especialista da pet shop para saber a frequência ideal e os  melhores cuidados com a espécie de peixe que tiver em sua casa.

Cuidados Com Aquário – Passo a Passo de Limpeza

Compartilhamos abaixo Passo a Passo de Limpeza:

Verifique o pH da água utilizando kits vendidos em lojas especializadas. A verificação é importante para saber se o ambiente aquático está adequado. Existem espécies que preferem águas mais ácidas, enquanto outras vivem melhor em águas alcalinas. É importante conhecer bem seu peixe para não causar danos a ele.

Trate a água que será colocada no aquário  de maneira que fique livre de cloro e outras substâncias químicas como solventes, produtos de limpeza. Estas substâncias podem causar danos à saúde dos peixes, deixando-os agitados, letárgicos, e até mesmo sem apetite. Por isso, trate a água da torneira antes de colocá-la no aquário. No pet shop existe a venda um kit específico para esse processo. O ideal é deixar os produtos agirem de um dia para o outro.

Raspe as algas antes de trocar a água. Para isso use um raspador de algas e retire essas plantas das paredes do aquário e da superfície da água. Deve-se também recolher resíduos maiores com uma rede. Remova a água  utilizando um sifão, isso deixara sua tarefa mais fácil. Existem vários modelos no mercado, alguns deles bem baratos. Desta maneira não é necessário retirar os peixes do aquário. O sifão fica ligado a um balde e suga a água aos poucos. O ideal é trocar de 20% a 25% da água. Lembre-se de posicionar o sifão perto dos cascalhos para que ele retire a sujeira acumulada no fundo.

Cuidados Com Aquário – Passo a Passo de Limpeza

Coloque a água tratada após remover parte da água do aquário. Use o sifão para colocar o líquido tratado e tenha cuidado para não espalhar os cascalhos do fundo ou mover as plantas. Outro cuidado é com a temperatura: ela deve estar semelhante à temperatura do aquário, já que o choque térmico pode causar estresse nos peixes. Verifique o pH da água novamente este processe é necessário para verificar se as condições do aquário continuam adequadas para os peixes.

Se não desejar usar o sifão o processo é muito parecido, mas, nesse caso, terá que retirar os peixes do aquário para trocar a água. Use uma rede para colocá-los em outro recipiente que não deve ter sido lavado com sabão, pois o sabão também é prejudicial aos animais. Depois de retirar parte do líquido do aquário, acrescente a água tratada e coloque os peixes novamente.

É importante também nunca utilizar produtos químicos ou abrasivos para limpar o aquário, utilize  impa vidros para limpar a parte externa do aquário, não deixe o aquário exposto à luz do sol, isso aumenta a proliferação de algas, o que pode fazer com que tenha que limpar o aquário mais vezes.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Manter seu aquário limpo aumentará o tempo de vida e saúde de seus peixes! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.