Cravo da Índia – Dicas e Quais os Benefícios
Cravo da Índia mais conhecido como “cravo”, muito rico em óleos essenciais, um ótimo analgésico em que você pode usa-lo também como antisséptico. O Cravo da Índia tem sua origem na Indonésia e é possível encontra-lo muito facilmente em supermercados e em lojas que vendem produtos naturais.
Muito usado na culinária por dar um sabor muito especial aos pratos e também um aroma inconfundível. Poucos conhecem seus valores medicinais que são usados a muito tempo. Por conter flavonoides auxilia na redução do nível de açúcar no sangue e pode ser considerado como anti-inflamatório e também como antibiótico. Cravo da Índia possui um valor nutricional altíssimo composto por manganês, vitamina K, magnésio, cálcio, potássio e ácidos graxos ômega-3.
Cravo da Índia – Dicas e Quais os Benefícios
Cravo da Índia são muitos a suas propriedades, devido a importância em que se pode ser utilizado como: antissépticas, cicatrizantes, antifúngicas, antibacterianas, antioxidantes, analgésicas e anti-inflamatórias. Pode ser usados contra náuseas, soluços, vômitos e também auxilia na saúde bucal, diminuindo a dor de dente e nas gengivas.
Abaixo mais alguns de seus benefícios:
Circulação sanguínea: Cravo da Índia com o uso do óleo que se extrai do cravo obtém-se ajuda na circulação sanguínea trazendo melhoria no seu fluxo e assim auxiliando todo o organismo. Este extrato nutre a pele e melhora todo sistema imunológico purificando o sangue.
Expectorante: Cravo da Índia quando tomado como chá se torna um expectorante na região da garganta e esôfago desprendendo o muco.
Analgésico e antisséptico: Cravo da Índia apresenta um antisséptico natural chamado de eugenol, ele elimina as marcas de acne e ainda previne o surgimento de rugas mantendo o equilíbrio da pele. Em forma de chá ele pode suavizar a dor de cabeça, cólicas menstruais, candidíase oral, ajuda a baixar a febre, diminui e ameniza dores de dente e inflamações de garganta. Como remédio caseiro é muito bom para tratar infecções, queimaduras e feridas.
Acelera o metabolismo: Cravo da Índia ainda pode acelerar o metabolismo com o aumento de fabricação de saliva e dos líquidos que ajudam a digestão promovendo a queima rápida de gordura.
Digestivo: Cravo da Índia aumenta as secreções de enzimas gastrointestinais favorecendo a digestão e aliviando a indigestão e prisão de ventre e muitas vezes auxilia no mal-estar estomacal e náuseas.
Alívio da tosse: Cravo da Índia usado como especiaria em outro chá por ter qualidade expectorante ajuda a acalmar a tosse e deve ser consumido até que a tosse pare.
Músculos: Cravo da Índia é ótimo em caso de cãibras diminuindo os espasmos musculares.
Antioxidante: Cravo da Índia atua combatendo os radicais livres por se tratar de um excelente antioxidante ajudando a prevenir problemas na pele. Ao liberar hidrogênio o cravo reduz a peroxidação lipídica que é justamente a quebra das gorduras poli-insaturadas.
Antisséptico bucal: Cravo da Índia através do uso do chá pode-se combater as bactérias que existem na boca e no estômago. Através de sua ação antisséptica elimina o mau hálito e por todos esses benefícios ele é usado na fabricação de pastas de dente. Já foi comprovado seu auxilio no combate a dor de dentes, cáries e dor nas gengivas.
Bom funcionamento da tireoide: Cravo da Índia muito útil para quem tem hipotireoidismo ou hipertireoidismo e serve como preventivo para o não surgimentos desses problemas de tireoide.
Controle do colesterol: Além de tudo o Cravo da Índia é antiviral e antifúngico age na influência do colesterol.
Anti-inflamatório: Cravo da Índia um ótimo anti-inflamatória por conter eugenol. Alguns estudos em animais comprovaram que o uso de cravo reduzem positivamente sintomas de inflamação. O cravo também possui uma variedade de flavonoides que atua como anti-inflamatórios.
Como podemos ver o Cravo da Índia pode beneficiar nosso bem-estar de muitas maneiras e pode ser utilizado diariamente no auxilio de nossa saúde.
Existem algumas situações em que ele é contraindicado que são: Em caso de mulheres gestantes ou que ainda estão amamentando, em crianças menores de seis anos e doentes portadores de problemas gastrointestinais ou também em caso de doença neurológica. Não se deve usa-lo de modo exagerado e nem sua aplicação em zonas de mucosas irritadas e ainda o uso de seu óleo excessivamente pode causar irritação na pele.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!