Corte de Qualidade Para Churrasco – Dicas
Churrasco é sempre uma boa opção de programa e uma das paixões dos brasileiros. Reunir a família e os amigos no final de semana, jogar conversa fora e comer um bom churrasco. Mas para um bom churrasco, a carne precisa ser boa e nada daquela carne dura, ou fina demais ou com muita gordura. E não pense que um churrasco de qualidade é sinônimo apenas de grandes churrascarias, pois separamos algumas dicas para você preparar carnes saborosas.
Cortes Tradicionais:
Contra filé: Possui camadas de gorduras, é o corte mais pesado da carne bovina e ideal para bifes e grelhados. É importante não deixar que o contra filé passe do tempo ideal na churrasqueira, pois a carne pode endurecer. O tempo médio para grelhar o contra filé é de aproximadamente 15 minutos.
Costela: É o corte mais demorado para assar. Quando a carne é separada do osso, adquire um sabor diferente.
Alcatra: Possui pouca gordura, o corte é recomendado para bifes, ensopados, refogados e assados. Para a churrasqueira, evite cortes finos, pois ressecam facilmente.
Fraldinha: É a carne com o menor índice de gordura. É indicado que asse somente no espeto.
Chuleta: Possui um suave gosto de gordura. O segredo desse carne são cortes mais grossos e deixá-la mal passada pro dentro e torrada por fora, garantindo assim uma carne macia e saborosa.
Maminha: Tem formato triangulas e o corte é semelhante ao da picanha. Se for assada inteira na churrasqueira, precisa estar aproximadamente 40 cm da brasa. Comece pela ponta mais fina na hora de servir.
Filé Mignon: Gosto levemente adocicado, pouca gordura e é a peça mais macia das carnes bovinas.
Picanha: Tem formato triangular e uma camada de gordura que não deve ser retirada ao assar, pois garante o sabor da picanha. É o corte favorito dos churrasqueiros.
Dicas:
O modo que é cortado a carne também contribui muito para um bom churrasco. Uma dica é cortar a carne no sentido contrário às fibras (são as células musculares da carne), pois as fibras garantem uma carne mais macia, facilita a entrada de temperos e sal, diminui o tempo de assar a carne.
Não é recomendável o uso de facas com serras, já que quebram as fibras na hora do corte, Facas lisas e bem afiadas são ideais para cortar a carne.
Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!