Diversos

Copos Para Cerveja – Tipos

Copos Para Cerveja é importante saber que o tipo de copo faz uma grande diferença na hora de saborear a cerveja. Um dos prazeres na hora de degustar a cerveja é sem duvida o visual. É sempre uma delicia poder olhar para o copo e visualizar a cervejinha gelada transbordando no copo.  Cada formato de copo tem uma função em relação à espuma, alguns formatos de copo são feitos com a preocupação de mantê-la a uma certa altura, outros copos nem tanto.

Copos Para Cerveja – Tipos

Tipos de Copos Para Cerveja

No Brasil na década de 90 o copo americano foi o escolhido como melhor para se degustar uma boa cerveja. Mas existem outros formatos de copo e cada um deles tem uma função especifica que de certa forma influencia a quantidade de espuma e liberação de aromas. Inclusive pode influenciar na temperatura da bebida. Uma dica é não colocar a cerveja em copo gelado pois quando ela entra em contato com a temperatura do copo produz condensação que irá diluir a bebida inclusive alterando seu sabor e a temperatura correta na qual deveria ser servida.

Copos Para Cerveja – Tipos

Compartilhamos abaixo alguns tipos de copos para cerveja:

O lager é o tipo de copo muito utilizado para servir chope e muitas vezes confundido com um copo chamado de tulipa. Ele tem um  corpo alongado, com um estreitamento na boca que retém os aromas. É indicado para servir Pilsen, American Lager, Dunkel e Vienna Lager.

O Weizen  são utilizados para as cervejas de trigo (Weissbier). Grandes e altos, eles permitem toda a quantidade da garrafa que é de 500 ml ou 600 ml e ainda sobra o espaço para a espuma, como manda a tradição.

O Pilsner também é chamado de pokal e tem formato de cone ou cilindro. O copo possui um pé grosso e curto que possibilita uma boa formação de creme e leva os aromas diretamente para o nariz. Apesar de ser indicado para as cervejas Pilsner, é um copo curinga para se utilizar na falta dos outros.

Tulipa tem um formato que nos lembra às flores de mesmo nome, é ideal para cervejas que formam muita espuma. Bastante típica da Bélgica, a tulipa é indicada para os estilos Belgian Strong Ale, Lambic, Saison e Scotch Ale.

Cálice (goblet) com a boca larga e um pé grosso e alto. São os copos de cerveja mais trabalhados e quase sempre com detalhes em alto relevo. Alguns possuem bordas douradas. O cálice é ideal para as famosas trapistas belgas.

Copos Para Cerveja – Tipos

Caneca que assim como os copos do tipo Tumbler são robustas e pesadas. Podem ser feitas de diferentes materiais como a cerâmica, vidro e metal, mas as de vidro são as melhores por não prejudicar o sabor da cerveja. Indicada para os tipos American Amber Ale, Irish Red Ale, Scottish Ale e Bock.

O copo cilíndrico é de origem alemã, os copos cilíndricos são utilizados para servir cervejas delicadas, justamente porque seu desing contribui para ampliação dos aromas e sabores do malte e do lúpulo. É indicado para cervejas Kölsh, Altbier e Rauchbier.

Copo Flauta tem uma forma esguia que tem como finalidade fazer com que a espuma da cerveja não se dissipe facilmente. Isso faz com que o aroma e sabor da bebida sejam mantidos durante a degustação. Esse tipo de copo é recomendado para cervejas Faro e Lambic.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! É preciso um bom copo para poder degustar uma boa cerveja! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.