Saúde

Conjuntivite Neonatal – Sintomas e Prevenção

Conjuntivite Neonatal é muito importante que as mães e pais saibam reconhecer os sinais do problema para que procurem um tratamento antes que alguma sequela aconteça com os olhos do bebê. A conjuntivite pode acontecer logo nos primeiros dias de vida até o fim do primeiro mês do recém-nascido. Não são todas as conjuntivites neonatais que são infecciosas causadas por bactérias ou vírus mas, de qualquer maneira é bom sempre conversar com o pediatra do seu filho se perceber algum sinal.

conjuntivite-neonatal

Sintomas da Conjuntivite Neonatal

Costuma variar de acordo com o fator causador do problema a mais conhecida e que normalmente se cura sozinha é a irritativa que acontece pelo uso do colírio de nitrato de prata, que é aplicado na primeira hora de vida do bebê. Ela aparece nos primeiros três dias de vida do bebê e desaparece espontaneamente. Com os colírios atuais, é cada vez mais rara a conjuntivite irritativa.

conjuntivite-neonatal-evitar

Outra conjuntivite neonatal é provocada pela bactéria que causa clamídia, uma doença sexualmente transmissível e muito comum. Ela surge em geral entre o 5º e o 12º dias de vida, e causa vermelhidão nos olhos do bebê, secreção, inchaço nas pálpebras e na conjuntiva o branco do olho. O colírio de nitrato de prata não é capaz de prevenir este tipo de conjuntivite e é necessário que toda gestante faça o teste para saber se tem essa bactéria e, em caso positivo, a gestante deve fazer o tratamento com antibióticos ainda durante a gestação. Se a infecção não for tratada, a bactéria da clamídia pode ser transmitida da mãe para o bebê no instante em que ele passa pelo canal vaginal, causando conjuntivite e até mesmo pneumonia.

conjuntivite-neonatal-e

A conjuntivite neonatal mais grave é causada por uma outra bactéria a da gonorreia. Ela aparece em geral entre o 2º e o 4º dias de vida do bebê, e traz os mesmos sinais daquela causada pela bactéria da clamídia, entretanto estes sintomas são muito mais fortes. A saída de pus dos olhinhos é intensa, assim como o inchaço dos olhos e a vermelhidão. Se não for tratada, pode ocasionar cegueira do bebê é por isso que caso suspeitar corra para o médico. O colírio de nitrato de prata é ativo contra ela, por isso sua aplicação logo após o nascimento é muito importante.

Prevenção da Conjuntivite Neonatal

É possível fazer a prevenção da conjuntivite neonatal com um bom pré-natal e o uso de colírio de nitrato de prata logo após o nascimento do bebê e se durante a gestação for detectada a presença de bactérias causadoras da clamídia e da gonorreia, o tratamento com antibióticos protege o bebê não permitindo que ele seja afetado. Existe ainda a possibilidade de a criança pegar uma conjuntivite viral ao manter contato com alguém de seu convívio que estejam doentes. Para que isto não aconteça mantenha as pessoas infectadas longe do bebê e lave sempre as mãos antes de pegar no colo. Este tipo de conjuntivite deixa o bebe bem irritado mas costuma desaparecer naturalmente após uma semana.

conjuntivite-neonatal

Caso perceba alguma alteração nos olhinhos do bebê a primeira coisa a fazer é falar com o pediatra, que ira orientar como proceder com seu filho. No caso de conjuntivites bacterianas, é necessário o uso de antibióticos, que deverão ser prescritos apenas pelo médico. É importante que mantenha o bebê isolado de outras crianças, como os irmãos, e troque sua roupa de cama e toalha diariamente. Deixe sempre os olhinhos limpos de secreção usando gaze estéril embebida em soro fisiológico, trocando sempre uma gaze limpa para cada olho. Faça o movimento de limpeza de dentro para fora, ou seja, do cantinho do olho em direção à orelha. É importante também que não pare o medicamento por conta própria mesmo que os olhos aparentemente estejam melhor deve-se manter as

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Conjuntivite neonatal deixa o bebê bem irritado e se não tiver cuidado a tempo pode trazer problemas graves de visão! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.