Noticiais

Congelar Carne – Dicas de Conservação

Congelar carne além de prático permite que o alimento conserve seu sabor por um tempo muito maior. Reduz a alteração de cor e ainda conserva o seu valor nutricional. É possível comprar carnes congeladas em quase todo lugar, mas deve-se ter atenção com os detalhes e com o manuseio que o produto recebe no estabelecimento que esta vendendo.congelar-carne

Muitos ainda preferem comprar a carne fresca e congela-la em casa. Todos os tipos de carnes podem ser congelados a única exceção são os miúdos, que não pode ser congelados, já que se deterioram com maior facilidade. Caso os miúdos não sejam consumidos no dia eles devem ser fervidos e mantidos em refrigeração por no máximo dois dias. Em geral congelar os alimentos é um recurso para as pessoas que não tem tempo de ir ao mercado todos os dias, mas é importante estar atento e fazer o processo de forma correta par que não haja alteração do produto.

Congelar  Carne – Dicas de Conservação.

Condição inicial do produto: Quando for comprar a carne é muito importante verificar as condições do estabelecimento de compra, que seja de confiança e que zele pela procedência do produto bem como as condições de higiene.

Teor de Gordura: As carnes magras se conservam melhor do que os cortes que tenham capa de gordura, como a picanha por exemplo. Nesse caso para congelar carne prefira as embalagens a vácuo.

Congelamento: O ideal é que o congelamento seja rápido, pois assim não ocasiona alterações nas características da carne. Quando o congelamento da carne é rápido não causa grandes danos ao tecido muscular evitando a formação de cristais de gelo no interior das fibras e garante a preservação da suculência, maciez e qualidade nutricional do produto.

Peças de Carne: É importante não congelar grandes peças de carnes inteiras. O ideal é dividi-la em porções menores, para facilitar seu uso no dia a dia, e ainda pedaços grandes demoram mais a congelar facilitando a formação de cristais de gelo como falamos anteriormente e altera o sabor da carne.

congelar-carne-peça

Reaproveitamento: A carne descongelada não pode de forma alguma ser congelada novamente ela apenas pode retornar ao freezer se já estiver preparada em algum prato.

Evite: Não lave a carne antes de congela-la.

Carne com ossos: Quando for congelar carne que tenha ossos preste muita atenção para que ao coloca-la no congelador  os ossos não perfurem a embalagem.

congelar-carne-osso

Carne temperada: Não é aconselhável congelar carne se ela estiver temperada pois podem alterar o sabor da peça se ficar congelada por muito tempo.

Carne moída: Quando for congelar a carne moída, peça para o estabelecimento de sua confiança moer carnes mais magras. A carne moída estraga mais rapidamente, porque passa por um processo na hora de moer que quebra suas fibras em partículas muito pequenas.

congelar-carne-moida

Etiquetas: Não utilize etiquetas por fora das embalagens porque elas se desfazem pela ação do tempo e da umidade e tornam-se foco de contaminações. Para identificar a carne marque a sua embalagem o tipo de corte e a data com uma caneta permanente usada para marcar CDs.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.