Diversos

Composteira Caseira – Como Fazer

Composteira Caseira a  solução é possível tanto para quem mora em casa quanto em apartamento. Diariamente são produzidas cerca de 160 mil toneladas de lixo no Brasil, sendo que a matéria orgânica corresponde a 57% do volume total de resíduos descartados no país, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A compostagem é a transformação  normalmente realizada por minhocas, dos restos de alimentos. São as cascas de frutas, legumes e verduras e folhas em adubo. Além de permitir “reciclar” parte do seu lixo orgânico, a prática permite enriquecer a produção de sua horta com adubo de ótima qualidade.

Composteira Caseira – Como Fazer

Como Fazer Composteira Caseira

Tudo isso pode ser realizado em espaços pequenos, sem sujeira ou cheiro forte. Pode-se criar a composteira utilizando itens acessíveis e fáceis de encontrar.Pode ser feita usando pote de sorvete, balde, bacia, lata de tinta ou o que você preferir.

Composteira Caseira – Como Fazer

Compartilhamos abaixo Como Fazer Composteira Caseira:

Material necessário:

-3 caixas de plástico empilháveis com tampa.
-Furadeira;
-Terra;
-Minhocas;
-Material seco;
-Torneira.

Modo de fazer:

Fure o fundo de duas caixas com pequenos buracos de meio centímetro de diâmetro, aproximadamente. Em uma das caixas furadas coloque um pouco de terra e minhocas (cerca de meio litro).

Enterre o material orgânico (úmido) misturado com o dobro de material seco (folhas). Quanto mais picadinho, melhor: assim o adubo ficará pronto mais rapidamente. Triture folhas, galhos e grama do seu jardim é contar com o apoio de uma ferramenta específica.

Empilhe as três caixas e tampe. A vasilha furada deve ficar em cima, a cheia no meio e a sem furos em baixo, para armazenar o chorume, líquido gerado na compostagem. Este líquido, rico em nutrientes, também serve para adubar as plantas. Borrife sobre as folhas a cada 20 dias.

Quando a caixa do meio estiver cheia, passe-a para o andar de cima. Coloque a caixa vazia (que estava em cima) no meio. Você deve jogar o lixo orgânico na caixa vazia (do meio), cobrindo o material com serragem. As minhocas ficarão na parte superior, para produzir o húmus. Com o tempo, elas passarão para baixo e irão transformar tudo em adubo, em aproximadamente 50 dias.

jamais coloque na composteira carnes de qualquer espécie, frutas cítricas em excesso e papel higiênico usado. Deixe secar cascas de limão, laranja e abacaxi antes de irem para o minhocário. .As minhocas não sairão da caixa. Elas preferem, inclusive, os lugares mais escuros e ficarão bem dentro da terra..

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Fácil e rápida de ser feita vale a pena investir nesta composteira caseira. Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.