Diversos

Como Se Proteger dos Raios – Dicas e Cuidados

Janeiro é um mês marcado pelas fortes tempestades, principalmente na região Sudeste do Brasil. Essasrelampago-cuidado tempestades, além de um grande volume de água que pode causas catástrofes, geralmente surgem acompanhadas com raios e trovões. Esses raios são descargas elétricas que ocorre entre a nuvem e o solo.
Os raios são descargas elétricas, podem causas acidentes, danos materiais, ferimentos e até mesmo levar à morte. No verão o índice de chuvas aumentam, e anualmente várias mortes são registradas ocasionadas por esses raios. Muitas pessoas possuem superstições com relação aos raios, como cobrir espelhos com toalhas quando uma tempestade se inicia, esconder objetos pontiagudos, entre outros. Embora essas superstições sejam originadas do medo das gerações anteriores e passadas de pai para filho, alguns cuidados na hora de uma tempestade com raios devem ser realmente tomados, para segurança das pessoas. Confira quais são os cuidados necessários.

Dicas e Cuidados Para Se Proteger dos Raios

Evite campos abertos como campos de futebol, lagos, pastos, quadras descobertas, pátios descobertos, e até mesmo no meio da rua. Fuja de topo de morros, serras ou locais altos. Em caso de praia ou piscina, saia da água imediatamente, pois na água a descarga elétrica é mais forte e pode levar à morte.
É necessário evitar objetos metálicos, como cercas de arame, grades, tubos metálicos, estruturas e janelas metálicas, geladeiras, televisores, tomadas, linhas telefônicas e energia elétrica.

Não é aconselhado utilizar aparelhos telefônicos durante um tempestade com muitos raios, seja ele convencional ou celular. Não ligue aparelhos ou motores elétricos. Para segurança dos aparelhos eletrônicos, como TV, computador ou som, desligue da tomada, pois algumas descargas elétricas podem atingir a rede elétrica e queimar os aparelhos.
Nunca procure abrigo debaixo de uma árvore, pois elas atraem raios, principalmente se estiverem em campo aberto. Já os carros são ótimos abrigos pois possuem uma estrutura isolante, que protege dessas descargas elétricas. Se não estiver em casa ou no carro, procure abrigo em algum estabelecimento comercial, ou metrô. Nunca fique ao ar livre.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.