Diversos

Como Planejar o Casamento – Dicas

casamento-imagem

Mulheres sonham desde pequenas com o dia em que vão vestir branco e entrar na igreja ao som da marcha nupcial. Para elas principalmente, o dia do casamento é muito importante, pois sonharam com isso e afinal, a noiva sempre é o centro das atenções. Para que tudo saia perfeito no dia da cerimônia, são necessários muitos preparativos e planejar com muita antecedência, principalmente a questão do orçamento. Se você pretende ter um casamento grande, tradicional e muitos convidados é preciso começar a planejar com no mínimo um ano de antecedência. Pesquisar preços, decidir pelas comidas que serão servidas, pelas lembrancinhas, tudo leva muito tempo.

Dicas

Primeiro você deve fazer uma lista das coisas essenciais para o grande dia, desde a cerimônia, até a festa. Confira os principais itens para os preparativos de um casamento.

1 ano antes:

Definir o tipo de cerimônia: é necessário pensar nisso antes dos demais preparativos, pois você vai planejar de acordo com o tipo de cerimônia e festa que deseja. Escolha se deseja realizar seu casamento na igreja, salão, cidade, campo ou praia; se vai ou não ter festa; e para quantos convidados no total.

Escolha a data: precisa ser pensado na data para ver se tem como reservar a igreja, salão ou outros locais para a festa. Deve ser levada em conta a estação do ano, pois se escolher um casamento ao ar livre, evite escolher uma data com muita probabilidade de chuva.

Calcule o quanto poderá gastar: faça um planejamento se quanto poderá ser gasto por mês, se vão ter ajuda dos pais ou não. Uma boa opção é abrir uma conta poupança conjunta para administrar o dinheiro e evitar que misture a parte separada para o casamento com a parte das despesas pessoais.

10 meses:

Escolher o local da cerimônia e festa: depois de escolhido o tipo de cerimônia e festa, deve reservar o local, pois cerimonia-casamentodependendo da data pode ser muito concorrido.

Lista de convidados: o número de convidados é importante para definir o restante dos preparativos, pois influencia muito no orçamento.

Pesquisar fornecedores: pesquise preço de serviços de Buffet, floristas, músicos, fotógrafos, cabeleireiros e etc. Compare orçamentos e veja os que cabem no seu orçamento.

Buffet: para escolher o serviço, além do preço deve ser considerado a qualidade. Faça degustações e visite vários buffets para decidir um que seja do seu agrado.

Enxoval: compre itens essenciais e que você irá precisar, como roupas de cama, toalhas, e etc.

8 meses:

Lua de mel: defina o local da lua de mel. Leve em conta as preferências de destino de ambos, a época do ano e o orçamento.

Contrate os serviços: os principais serviços como buffet, decoração, música e fotografia, por exemplo, devem ser contratados com antecedência. Desse modo, você pode parcelar o valor e pagar pouco por mês.

preparativos-casamentoVestido de noiva: comece a pesquisar o vestido. Experimente modelos e pesquise bastante, afinal, o vestido é um das peças mais importantes para o dia. Comprar o vestido alguns meses antes, facilita os ajustes que deverão ser feitos com uma costureira

Convide os padrinhos: faça o convite para os padrinhos antecipadamente, pois eles precisam se preparar também. Damas de honra e pajens também devem ser convidados com antecedência.

6 meses

Convites: defina o modelo dos convites, o tipo de caligrafia, a gráfica para imprimir e etc.

Buquê: escolha o buquê da noiva e das damas.

Chá de cozinha ou chá-bar: planeje com as amigas a lista de convidados, a lista de presentes e onde será realizado o evento.

Bolos e docinhos: se não estiverem inclusos no serviço de buffet, defina o tipo de bolo e doces que serão servidos e faça a encomenda.

4 meses:

Entrega dos convites: entregue os convites para seus convidados, principalmente para aqueles que moram em outras cidades.

Alianças: escolha o modelo das alianças, caso ainda não tenham escolhido.

Roupas: defina a roupa do noivo e também das daminhas e pajens.

3 meses:

Presentes: faça sua lista de presentes com preços variados e disponibilize em pelo menos duas lojas diferentes.

Lembrancinhas e bem-casados: calcule a quantidade de convidados e encomende as lembrancinhas e bem-casados.

Dia da noiva: escolha o local para o dia da noiva e reserve a data.

Documentos: os documentos para a cerimônia no civil devem estar preparados.

2 meses:

Músicas: defina as músicas da cerimônia e as que você gostaria que tocasse na festa. Combine com a banda ou se for da sua casamento-festapreferência, contrate um DJ.

Vestido, cabelo e maquiagem: faça os últimos testes do vestido, do penteado de cabelo e da maquiagem para o dia do casamento.

1 mês:

Acerte os últimos detalhes para o grande dia: veja o que ainda falta providenciar, se todos os convites foram entregues, se todos os fornecedores e serviços jpa foram contratados e etc.

Lembre-se, o casamento é um evento importante e todos os preparativos deverão ser planejados com antecedência e com muito cuidado.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário. 

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.